Grande surpresa: Portugal derrotado pela Geórgia na estreia!

Europeu Sub-21 Grande surpresa: Portugal derrotado pela Geórgia na estreia!

INTERNACIONAL21.06.202319:55

Portugal entrou de pé esquerdo no Europeu de sub-21 ao perder, por 0-2, frente à Geórgia, um dos países organizadores da competição (o outro é a Roménia).

Com o selecionador Rui Jorge a apostar num 4x4x2 losango, com Afonso Sousa no apoio aos avançados Pedro Neto e Vtinha, Portugal teve mais bola na primeira parte, mas foi incapaz de criar uma verdadeira ocasião de golo.

Com uma defesa muita baixa (e segura), a Geórgia foi, acima de tudo, eficaz. Aos 37 minutos, Tsitaishvili lançou Gagua, que ganhou no corpo a corpo a Tomás Araújo (embora com um ligeiro encosto que com um árbitro mais severo poderia ter dado falta...) e isolado rematou de pé esquerdo para o fundo da baliza de Celton Biai.

A surpresa em Tbilissi ganhou contornos de escândalo no primeiro minuto de compensação antes do intervalo: pontapé de canto de Tsitaishvili e golpe de cabeça de Sazonov, que nem precisou de tirar os pés do chão, para o 2-0!

Ao intervalo, Portugal perdia, pois, por 0-2 e aguardava-se com expectativa a reação da Seleção Nacional.

Rui Jorge lançou Henrique Araújo e Francisco Conceição (para os lugares de Afonso Sousa e Vitinha) e avançado do Ajax agitou, pelo menos até aos 60 minutos, o jogo.

Ao minuto 52, centrou da direita, a bola sofreu um desvio e embateu na barra. Foi a melhor oportunidade de uma Seleção que nunca foi capaz de furar a muralha defensiva georgiana.

E para piorar (ainda mais) o cenário português, Tomás Araújo, com exibição para esquecer, viu o cartão vermelho direto aos 76 minutos ao impedir que Giorgi Gocholeishvili ficasse isolado.

Com esta derrota, e o nulo no outro jogo do Grupo A entre Bélgica e Países Baixos, Portugal, que sábado, pelas 17 horas, defronta a seleção neerlandesa, está no último lugar, com zero pontos.