Mais pormenores sobre o contrato de Messi para promover a Arábia Saudita

Inter Miami Mais pormenores sobre o contrato de Messi para promover a Arábia Saudita

INTERNACIONAL19.06.202314:42

Mesmo que a transferência para o Al Hilal não se tenha concretizado, Lionel Messi continuará ligado à Arábia Saudita por pelo menos três anos.

O futuro jogador do Inter Miami tem, como é sabido, um acordo como embaixador do país, algo que muito recentemente deu polémica, por ter viajado para o país em maio, e que o levou a falhar uma sessão de trabalho do Paris Saint-Germain às ordens de Christophe Galtier. O argentino foi mesmo suspenso por alegadamente ter viajado sem autorização, mas no seu pedido de desculpas acabou por deixar implícito que não poderia cancelar a viagem.

Na altura foram avançados detalhes sobre o acordo de Messi  - 7,5 milhões de euros por ano para promover o turismo saudita com uma cláusula de exclusividade – e agora o jornal New York Times dá mais pormenores.

O argentino acertou um contrato de 22,5 milhões de euros para promover o país e terá de fazer alguns posts nas redes sociais (como aconteceu em maio), algumas presenças, e passar alguns dias de férias com a família na Arábia Saudita. No acordo está previsto que não pode fazer declarações públicas que manchem o nome do país, com o jornal a notar que este tipo de alínea mostra bem como o país usa as suas riquezas para contratar atletas de topo a fim de melhorar a imagem global.

A compra de clubes da Premier League, a inclusão de uma corrida no Mundial de Fórmula 1, a entradas no boxe e no golfe são jogadas que mostram bem a aposta no desporto, destacando-se, claro, a contratação e Cristiano Ronaldo no final de dezembro pelo Al-Nassr.

O contrato de Messi consultado pelo jornal americano – referente a 2021, não se sabendo se é a versão atualmente em vigor – está dividido em parcelas de sensivelmente 2 milhões de euros:

- Uma viagem de cinco dias por ano, ou duas de três dias, com tudo pago para família e amigos até 20 pessoas;

- Dez posts de promoção por ano nas redes sociais excluindo os das férias;

- Participação numa campanha anual de turismo - em novembro participou num vídeo gravado no deserto;

- Trabalho de solidariedade e outras presenças.

Uma análise às duas redes sociais mostram posts frequentes com mensagens e fotos e a visita em maio incluiu fotos da mulher e dos filhos em várias atividades.