Automobilismo Alpine A424 em ação a partir de 2024

AUTOMOBILISMO09.06.202314:34

A Alpine, em 2023, retirou-se da categoria principal do Mundial de Resistência (WEC), campeonato que tem as 24 Horas de Le Mans como corrida mais importante, de forma a preparar-se para atacar vitórias e títulos a partir de 2024, o que pressupunha, desde logo, o desenvolvimento de protótipo novo. O A424 Beta revelado esta tarde no Circuito de la Sarthe antecipa-o!

O A424 foi desenvolvido de acordo com o regulamento LMDh, que permite competição direta com os LMH (protótipos muito mais dispendiosos) na categoria Hypercar, a número 1 no WEC e em Le Mans, a exemplo do que fizeram BMW, Cadillac, Lamborghini ou Porsche. Simultaneamente, pretendendo-se (e os planos de expansão da Alpine incluem a introdução da marca francesa na América do Norte, nomeadamente nos EUA, também aproveitando o crescimento de notoriedade proporcionado pela participação na Fórmula 1), possibilidade de inscrição no campeonato norte-americano de resistência (IMSA).

Operacionalmente, para o WEC, a Alpine mantém a ligação à equipa francesa Signatech (este ano, nas 24 Horas de Le Mans, a dupla tem dois carros inscritos em LMP2). O A424 baseia-se em chassis da Oreca desenvolvido para a geração nova de LMP2 (2026) e combina V6 3.4 Turbo apoiado por sistema híbrido no eixo posterior produzido com as parcerias Bosch, Xtrac e Williams Advanced Engineering, que fornecem este pacote de eletricação a todos os LMDh. A potência dos hipercarros, recorda-se, está limitada a cerca de 680 cv.