Sueco Torbjorn Blomdahl (FC Porto) hexacampeão mundial

Bilhar 01-12-2019 17:42
Por António Barroso

O sueco Torbjörn Blomdahl, de 57 anos, atleta do FC Porto e terceiro do ranking, conquistou na madrugada deste domingo, pela sexta vez na carreira, e 32 anos após a primeira vitória sua num Campeonato do Mundo, o título mundial de Carambola (3 tabelas), ao vencer na final da prova, que terminou neste dia em Randers, na Dinamarca, o vietnamita Duc Anh Chien, por 40-37.

 

Blomdahl, filho de Lennart, de 80 anos, outra lenda do bilhar sueco, sucede ao seu companheiro de equipa holandês dos dragões, Dick Jaspers, número um da hierarquia mundial, como vencedor do Campeonato do Mundo. E é bom recordar que da equipa do FC Porto faz parte ainda o espanhol Dani Sanchez, 17.º da hierarquia mundial…

 

Pelo caminho, o sueco do FC Porto ultrapassou sucessivamente o turco Lutfi Cenet (40-40, vitória no desempate) nos 16avos de final e o belga Eddy Merckx, segundo da hierarquia planetária (40-40, triunfo também no desempate) nos oitavos de final. Nos quartos de final, Blomdahl ultrapassou o dinamarquês Dion Nelin (40-19) e o egípcio Sameh Sidhom nas meias-finais (40-18).

 

Blomdahl, um génio do pano azul e das tabelas, é o segundo mais titulado do planeta na Carambola – apenas atrás da lenda belga Raymond Ceulemans -  com 44 títulos (!) em provas da Taça do Mundo de Carambola (conhecida como 3 tabelas em Portugal) e, agora, seis Campeonatos do Mundo: já vencera o Mundial em 1987, no Cairo (Egito), em 1988 e 1991, ambas as vezes em Tóquio (Japão), em 1997, na localidade de Grubbenvorst (Holanda) e em 2015, em Bordéus (França).

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias