A dupla que promete!

Benfica A dupla que promete!

NACIONAL03.09.202322:39

Entendimento que promete. O que une um natural do Forte da Casa, Vila Franca de Xira, a um descendente de Rosário, Argentina? A resposta tem sido dada  nos relvados nacionais com epicentro no Estádio da Luz. Rafa Silva e Angel Di María pertencem a uma geração em que as histórias aos quadradinhos em papel já tinham passado para os ecrãs e por isso terão, talvez, assistido a episódios da série Batman e Robin, dupla que ficou conhecida por Duo Dinâmico e que chegou pela primeira vez aos escaparates em 1941, editada pela Marvel, e subindo à televisão em 1966. O Duo Dinâmico fez felizes milhares de fãs por todo o mundo durante gerações; Rafa e Di María precisaram apenas de cinco jogos oficiais juntos para deixaram milhares de adeptos da águia a suspirar por altos voos.


Vamos a factos. Rafa tem neste arranque de temporada três golos e três assistências nos cinco jogos realizados; ou seja, marcou ou assistiu em todos os jogos até agora, o que o leva a ter o melhor arranque de sempre da carreira. Foi sempre titular e um dos mais decisivos em campo... a par do extremo argentino. Ángel Di María leva quatro golos e duas assistências. Só não marcou na estreia na Luz esta temporada, contra o E. Amadora. Mas fez o primeiro golo após o regresso este sábado, ao faturar contra o V. Guimarães, partida onde concretizou também as duas assistências que tem: uma em passe de trivela que resultou no autogolo de Jorge Fernandes, outra para Kokçu brilhar.


Dos quatro golos que o campeão do mundo, natural de Rosário, leva nesta etapa inicial, dois deles pode agradecê-los a... Rafa, precisamente: a primeira no Bessa, a outra nesta última partida, contra o V. Guimarães. Os outros golos, um foi de penálti (com o Gil Vicente, a cobrar falta sobre João Mário), no outro recebeu assistência de Kokçu, na Supertaça.


Já Rafa, além das duas assistências para o argentino tem ainda outra para Musa, na Supertaça. Já os três golos obtidos, um deles, no Bessa, foi apontado na sequência de recarga a defesa do guarda-redes; com o Estrela fez o segundo a passe de Neres e com o Gil fez o 2-0 a concluir assistência de Aursnes.


Feitas as contas, dos 13 golos da águia nestes cinco jogos, sete foram da autoria de Rafa e Di María, ou seja: 53 por cento dos remates certeiros. Juntos estiveram na génese de dez dos tais 13 golos. Um duo... com dinâmica de golo.