Análise: Benfica terá de suar, FC Porto já pode sonhar e SC Braga vai desfrutar

Liga dos Campeões Análise: Benfica terá de suar, FC Porto já pode sonhar e SC Braga vai desfrutar

INTERNACIONAL01.09.202300:48

Está definido o destino dos três clubes portugueses na milionária Liga dos Campeões. Joe Cole, antigo internacional inglês, e o defesa francês Éric Abidal ditaram a sorte dos 32 clubes da elite europeia nos próximos meses.


E sabe agora o Benfica que terá de suar para garantir uma das duas vagas nos oitavos de final frente aos italianos do Inter - que na época passada afastaram os encarnados nos quartos da Champions - e aos espanhóis da Real Sociedad, isto sem esquecer que também o Salzburgo, equipa em tempos treinada por Roger Schmidt, está no caminho do conjunto da Luz.


Já o FC Porto pode desde já começar a sonhar com lugar na fase seguinte. É verdade que tem o todo-poderoso Barcelona no seu grupo, mas... na luta, teórica, pelo segundo lugar terá pela frente uns destroçados ucranianos do Shakhtar Donetsk, que, por causa da invasão russa, terão de jogar em Hamburgo, e os inexperientes belgas do Antuérpia.


Por fim, o SC Braga, pela terceira vez entre a elite continental, 11 anos após a última presença na liga milionária, terá de novo o prazer de desfrutar da grandeza da Champions, com direito a receber na Pedreira (e também a visitar) tubarões como o Real Madrid e o excitante Nápoles; e ainda a equipa da moda na Alemanha, o Union Berlim, na qual atua o central português Diogo Leite, ex-SC Braga.


No restante, destaque para o grupo F, no qual acabaram por cair as equipas mais fortes do pote 3 e 4, Milan e Newcastle, que se juntaram a PSG e Dortmund, que esteve a minutos de sagrar-se campeão alemão. É aquele a que já chamam grupo da morte.


O campeão europeu Manchester City, de Bernardo Silva, Rúben Dias e Matheus Nunes (ontem oficializado), pode sentir-se bafejado pela sorte, pois terá de defrontar RB Leipzig, Estrela Vermelha e Young Boys.


No plano inverso, equilíbrio total, com ausência de noção de quem pode, ou não, seguir em frente, no grupo B, onde foram colocados Sevilha, Arsenal, PSV Eindhoven e Lens.