Mundiais: João Vieira e Inês Henriques abandonaram na marcha

Atletismo Mundiais: João Vieira e Inês Henriques abandonaram na marcha

ATLETISMO24.08.202311:02

João Vieira, de 47 anos, e Inês Henriques, de 43, desistiram ambos na prova dos 35 quilómetros nos Campeonatos do Mundo, em Budapeste.

Vieira desistiu logo aos sete quilómetros, devido a indisposição, que sentiu logo no aquecimento, e cansaço.

«Não me senti muito bem no aquecimento, fiquei um pouco maldisposto, senti-me bastante cansado. A aposta era fazer um bom resultado nos 20km, porque só vai haver essa distância nos Jogos Olímpicos [a de 35 saiu do programa olímpico], mas com as condições da viagem [comitiva retida em Frankfurt na véspera de começarem os campeonatos] e a falta de descanso, numa prova em que tive esforços bastante intensos, paguei a fatura agora nos 35», recordou João Vieira, que foi 33.º lugar nos 20km.

O espanhol Álvaro Martin repetiu a vitória que havia conseguido nos 20km, com novo recorde nacional de 2h24.30.

Para Inês Henriques esta foi a única prova no campeonato e última vez que alinhou para uns 35km. Acabou por desistir aos 14km, quando já estava a mais de seis minutos das que rodavam na frente. «Foi um dia duro e um dia triste, porque queria terminar. Por mim, pelo meu treinador, pela minha família, por todo o apoio que me tem dado, e por ser a última prova de 35 quilómetros. Procurei ser prudente, mas o meu corpo não reagia. Ainda era muito cedo, ainda faltava muito, eu parei, tentei retomar, mas não reagia, e, quando o corpo não responde, a cabeça também não deixa. É uma bola de neve e não conseguimos sair dali», resumiu.

Tal como na prova masculina, a espanhola Maria Pérez também conseguiu a dobradinha, ao terminar em 2h38.40, recorde dos campeonatos.