Seleção Ronaldo estreou-se há 20 anos. Lembra-se? (vídeo e fotos)

SELEÇÃO20.08.202311:57

Cristiano Ronaldo estreou-se há 20 anos pela Seleção Nacional.

Foi com outro 20, a 20 de agosto de 2003, em Chaves, frente ao Cazaquistão, numa partida de carácter particular que terminou 1-0 a favor dos portugueses (Simão Sabrosa, 65 minutos).

Com apenas 18 anos e logo depois de se confirmar a transferência para o Manchester United, Ronaldo foi lançado pelo selecionador Luiz Felipe Scolari ao intervalo.

20 anos depois, o capitão da Seleção Nacional é o melhor marcador de sempre a nível mundial por seleções: já apontou 123 golos por Portugal em 200 jogos. Tudo somado, 15.678 minutos.

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, enalteceu a sua longevidade.

«É um feito fantástico, eu diria muito mais que um marco histórico de 20 anos ao serviço da seleção portuguesa. É impressionante que um atleta da craveira do Cristiano esteja ao mais alto nível durante tanto tempo e como ele, feito de uma forma verdadeiramente impressionante», destacou aos meios da FPF.

«Estes 20 anos em que ele esteve no topo da sua carreira ao serviço da seleção, foram 20 anos de indiscutível sucesso desportivo da própria seleção portuguesa que culminou como todos nós sabemos com a conquista do europeu de 2016 é a Liga das Nações de 2019», recordou.

O Presidente da FPF lembrou um dos momentos mais marcantes: «É verdadeiramente um atleta de eleição, de um talento, de uma qualidade e de um profissionalismo acima da média e que nos deixou ao longo destes 20 anos verdadeiras imagens de qualidade. Aquilo que para mim foi o expoente máximo da sua prestação, foi o jogo do play-off contra a Suécia, em Estocolmo, em 2013  [marcou 3 golos na vitória por 3-2 que levou Portugal ao Mundial 2014], mas ao longo destes 20 anos tem-nos brindado sucessivamente com o seu contributo para aquilo que é uma época de verdadeiramente afirmação do futebol português ao nível europeu e mundial.»