Eduardo Marques qualifica Portugal em ILCA 7

Vela Eduardo Marques qualifica Portugal em ILCA 7

MAIS DESPORTO19.08.202318:53

Portugal já tem quota olímpica garantida para os Jogos de Paris-2024 em ILCA 7. Eduardo Marques foi quem reservou a vaga, a 16.ª e última disponível nos Mundiais de Haia, ao concluir o campeonato em 24.º da geral da classe.

Após uma jornada sem regatas por falta de vento, velejador Eduardo Marques encetou a derradeira jornada em águas neerlandesas com um 46.º lugar na primeira regata do dia e fora dos 16 elegíveis para Paris. No entanto, o velejador redimiu-se na última regata e, nunca estando abaixo do sétimo posto da frota, cortou a linha de chegada em quarto lugar, subindo do provisório 32.º da geral para o 24.º que, feita a contagem por nações, colocou Portugal em 16.º, logo com vela içada para os Jogos Olímpicos.

Agora, Eduardo Marques tem outra batalha naval pela frente até 2024 e em águas portuguesas, pois a quota olímpica não é nominal e, ao contrário de Diogo Costa e Carolina João que até ver não terão concorrência interna depois de qualificarem o País na classe 470 mista, o antigo laserista terá de disputa a seleção com o ex-pupilo Lourenço Mateus e Santiago Sampaio, mais discretos em Haia.

Cabe agora à Federação Portuguesa de Vela definir os critérios de seleção e quais as provas em que os mesmos vão ser postos em prática.