António Silva regressa ao 'local do crime'

Benfica António Silva regressa ao 'local do crime'

NACIONAL12.08.202320:05

O Benfica desloca-se ao terreno do Boavista para a estreia na Liga 2023/2024 e o Bessa teve, na época passada, importância tremenda na caminhada do Benfica rumo ao título. Há pouco menos de um ano, a 27 de agosto de 2022, ganhou de forma clara ao Boavista (3-0, golos de Morato e João Mário, este com bis) e, por força da derrota do FC Porto no terreno do Rio Ave (1-3), na mesma jornada 4, isolou-se no comando da Liga. E nunca mais deixou a liderança.


Se este facto era, por si só, marcante na conquista do título 38 da história encarnada, imaginem que foi também no Bessa que, devido a suspensão de Otamendi (duplo amarelo, na jornada anterior, no terreno do Casa Pia), António Silva se estreou na equipa principal do Benfica. Jogou os 90 minutos ao lado de Morato e, no dia seguinte, foi pontuado com nota 6 de A BOLA e a análise era esta: «Estreia na Liga e custo acrescido de um amarelo logo ao minuto 7’, por derrube a Gorré, em transição perigosa do adversário. Não se atrapalhou com esse sinal de alarme e com foco, destreza e bom entendimento com Morato foi silenciando um ou outro rugido da pantera».


Poder-se-ia pensar que António Silva só jogara no Bessa devido à suspensão de Otamendi e que era, aos 18 anos, a única alternativa para substituir o capitão. Não era verdade. No banco de suplentes do Benfica esteve, no Bessa, o cotadíssimo Jan Vertonghen. Ou seja, naquele momento, fossem quais fossem os motivos, António Silva ganhava espaço sobre o experiente belga. Na jornada seguinte, em casa com o Paços de Ferreira (era a 4.ª ronda e fora adiada), já com Otamendi disponível, António Silva voltou à (então) esperada condição de suplente. Ao lado de Vertonghen no banco de suplentes e com Otamendi e Morato no onze titular. 


Na jornada 5, na receção ao Vizela, devido a lesão de Morato, Roger Schmidt voltou à fórmula apresentada no Bessa: António Silva no onze, desta feita ao lado de Otamendi. E só saiu do onze inicial na jornada 34, frente ao Santa Clara, por ter visto em Alvalade, com o Sporting, o 5.º cartão amarelo.


Não foi só António Silva a estrear-se no Bessa na Liga portuguesa. Também o dinamarquês Alexander Bah e o norueguês Frederik Aursnes jogaram pela primeira vez na Liga no Estádio do Bessa, no mesmo jogo de António Silva.