Será agora?
Só 4 passadas até à meta, verdade que todas de sim ou sopas, mas esta… muito especialmente! FC Porto visitando Rio Ave (amanhã), Benfica em casa do SC Braga (domingo). Será agora, nos jogos em teoria mais bicudos para ambos, que um deles tropeça?
Forte ideia de jornada J! Se não for desta o passo atrás/à frente, vá lá saber-se se, e quando, ele surgirá… No imediato, diz a lógica (amiúde, tão pontapeada): Braga é máxima fé do FC Porto; bem maior do que a do Benfica em Vila do Conde. Porque, entre estes adversários, há abismo de 26 pontos! - e o SC Braga persegue regresso ao 3.º lugar que chegou a ter como garantido.
Despedidos da Europa, o que se seguiu quase não conta: FC Porto, desgastadíssimo pela operação Liverpool, sofreu no 1-0 ao Santa Clara; Benfica, com mais um dia para se refazer de Frankfurt, aplicou 6-0 ao Marítimo. Agora, sim: 100% concentrados na magna questão do título e… ambos, finalmente!, com 6 dias de repouso. Épico tudo por tudo, vai ou racha!
‘ESTOFO’ - isso que costuma ser decisivo… Na Europa, o FC Porto teve-o bem mais do que o Benfica. Desde logo por haver muito substancial diferença entre Champions e Liga Europa, entre gigante Liverpool e mediano Eintracht. Mas, acima de tudo, pela… atitude.
Outra verdade: o Benfica baixou à 2.ª competição da UEFA por, na 1.ª, ter levado com monstro Bayern e com… Ajax, esse diabo à solta que também já despachou - e com gala de banhos! - Real Madrid e Juventus, sendo a equipa que mais gozo me dá ver jogar. Retrospetiva: Benfica, então de Rui Vitória, perdeu em Amesterdão, 1-0 (golo ao minuto 90+2) e empatou, 1-1, na Luz. Nada que deslustre - percebe-se agora… - e, há dias, jogador do Ajax afirmou: «Benfica foi a equipa mais difícil que encontrámos.»
Pois… Mas o que mais importa é o atual ponto da situação, tentando aferir a escala de estofo.
O FC Porto, mesmo vergado por soma de 1-6 (!), energicamente se bateu com um colosso, mostrando saúde física e anímica, quer na 2.ª parte em Liverpool, quer no ímpeto de querer ganhar no Dragão (nesse dia, enalteci 25 minutos só não fabulosos por ter faltado... golo).
O Benfica saiu da Liga Europa exatamente pelo oposto: grande debilidade energética (não só…). Até no 4-2 na Luz houve estes pormaiores: Eintracht com um jogador a menos durante 70 minutos (!), mas sempre conseguindo… atacar; e derradeiros minutos em atrapalhação para evitar 4-3… Daí eu ter escrito contra otimismo para o 2.º despique - frisando: este Benfica que defende mal terá de atacar bem. O mal ampliou-se.
Indiscutível: ausência de VAR eliminou o Benfica em Frankfurt (despudorada omissão de claríssimo fora de jogo no 1.º golo!). Mas o que o Benfica não jogou… menos flagrante não foi! Mesmo havendo muito menos Eintracht do que em Lisboa… Péssimo Benfica em toda a 1.ª parte! Apenas sofrível depois. Fraca alma, indolente, sem vigor físico e atlético, serviços mínimos numa aposta em deixar correr o tempo… (Alvalade, para a Taça, não lhe foi lição…; vai daí, bisou má estratégia! - ou falta de força?). Seferovic, com atenuante de tão desapoiado, não segurou uma bola; Fejsa viu passar quase todas…; Rafa deixou o motor em casa…
Quanto a mim, também erros de Bruno Lage. Compreensível ter trocado o seu 4-4-2 por 4-3-3, com Félix na esquerda. Admissível deixar Pizzi de fora (mas demasiado tempo). Então, que erros?
- Equipa mentalmente muito mal preparada para… decisão! (inerte e encolhida, até sofrer o golo eliminatório - tal como, repito, no borda fora da Taça…).
- Má avaliação do atual rendimento de jogadores recém-vindos de baixa clínica mas preferidos como titulares: Jardel e, sobretudo!, Fejsa.
- Primeira substituição (a 20 minutos do fim, após 2-0): para entrar Pizzi, não saiu o lentíssimo Fejsa, sim Samaris (!), o médio que mais batalhava para pôr alguma ordem naquilo…
- Jonas só nos últimos 10 minutos entrou em campo…
Vindo de consecutivos chumbos em dias D - Alvalade e Frankfurt -, que estofo, físico e anímico, terá o Benfica em Braga, no puro sim ou sopas para ser campeão?