Seleção: está quase… 

OPINIÃO15.11.201800:26

Portugal entrou poderoso na Liga das Nações: venceu Itália e também na Polónia ganhou (idem na Escócia, em jogo particular). Rajada de 3 êxitos, com exibições convincentes. Falta 1 pontinho (ou 3?) para fase final em nossa casa. Porém, nada fácil de novo vergar Itália metida em brios no seu tudo por tudo. E convém não dar por garantido que, 3 dias depois, venceremos Polónia, em Guimarães…
Que onze em Milão? Patrício, Cancelo, José Fonte (Pepe castigado), Rúben Dias, Danilo, William (evoluindo para n.º 8), Bernardo e André Silva parecem intocáveis. Aponto 3 dúvidas: defesa-esquerdo, pois regressa Raphael Guerreiro (mas Mário Rui, recente titular, joga no Nápoles, conhece muito bem os italianos); 3.º médio: mantém-se Pizzi? (cerrado despique com Bruno Fernandes, João Mário, Renato Sanches - ou, imagine-se, adaptação de Rúben Neves…); esquerda atacante: Bruma de vento em popa; João Mário e Gonçalo Guedes não são fraquinhas hipóteses…          

Keizer pega num Sporting que, após 10 jornadas, está só a 2 pontos do 1.º lugar e bem lançado na Liga Europa. Boa herança, direta, de Tiago Fernandes, o jovem técnico de transição. Porém, sobretudo, boa herança do injustiçado José Peseiro: foi demitido deixando o Sporting exatamente a estes 2 pontos da liderança… - e nada mal na Liga Europa.
Sejamos objetivamente justos.  
Com líder interino, destaque para firme defesa em Londres, aguentando 0-0 com Arsenal que, por ausência de necessidade, abdicou de abrir gás. Nos outros 2 jogos, pura normalidade: 2-1 nos Açores; 2-1 perante Chaves, em Alvalade - e com enorme ajuda de erros da arbitragem: expulsão de Gallo e penálti para Bas Dost desempatar. Global saldo: missão cumprida - Tiago Fernandes teve determinação e competência em momento potencialmente derrapante; exibições? Nenhuma superior à do 3-0 ao Boavista, penúltimo jogo com Peseiro.  
Sim, injusto despedimento de Peseiro. O seu Sporting, e na mais árdua fase pós-terramoto BdC, foi a casa do Benfica e a casa do SC Braga. E quase não teve Mathieu, patrão da defesa; e nunca teve Bas Dost (!), cujo regresso logo o confirmou como decisivo goleador, abre-te Sésamo de vitórias. Perante isto, atraso de 2 pontos até deveria ser elogiado. Mas também me repito: Peseiro, sabendo estar pré-despedido (consecutivas entrevistas do presidente!), pôs-se a jeito ao apresentar equipa quase sem habituais titulares, na Taça da Liga, perante o Estoril… Foi profissional: desligou-se do seu próprio interesse naquele crucial momento. Pensou no Sporting - preparar alternativas, como, aliás, quase todos os treinadores fazem nesta competição.
Marcel Keizer enfrenta enorme responsabilidade! Pouquinho conhece da nossa Liga; herda Sporting à frente de SC Braga e de Benfica, pertinho do campeão - mesmo com plantel mais fraco, face aos seus maiores rivais... Tem 2 semanas - incluindo visita ao Vildemoinhos - para perceber onde está e de que meios dispõe. Logo de seguida, irá a Qarabag e a casa do Rio Ave… 5.º classificado. Depressa lhe exigirão que melhore o que herda. O que perspetivo ser tarefa de Hércules - pelo menos até janeiro, quando deverão chegar reforços…

Árbitros: também de Hércules os trabalhões dos seus dirigentes. Há erros inadmissíveis já em era do VAR, obrigado a anulá-los - o que demasiadas vezes não faz! Gritantes exemplos: não ver flagrantíssimo penálti a favor do Rio Ave, ao cair do pano em Braga (1-1). Tiago Martins - dizem ser árbitro muito prometedor… - aí se estatelou. Voltando a fazê-lo em Alvalade (agora vendo infrações inexistentes), em chocante prejuízo do Chaves. Num caso e noutro - e noutros… -, então senhores do VAR, dispondo de ampla tecnologia?! Vai-se confirmando o que tenho escrito: árbitro medíocre não passa a ser bom no VAR. Como se resolve este problemão?

BdC. Só isto: alguma surpresa - niquinho dela que seja - na sua detenção? Veremos o que dará… Entretanto, tento o absurdo!: sentir-me na pele de mui mediáticos sportinguistas que tanto o apoiaram e, mesmo após rol de cenas chocantemente canalhas - vide desmedidos, alguns sórdidos!, ataques a anteriores presidentes e pública listagem de 50 sportingados -, não quiseram perceber o que ali estava!…; e só no estertor, muito contrariados, dele se despediram. Ah!, sob aplaudidas propostas do intocável Rei, houve sócios, como o ex-presidente Godinho Lopes (teve hombridade de se demitir), punidos com expulsão!

Claques. Frederico Varandas está tendo coragem para pô-las nos eixos. Oxalá não seja o único presidente a fazê-lo. Desgraçada convicção minha: será!