Schmidt (e mais)

Schmidt (e mais)

OPINIÃO22.03.202305:30

O que Roger Schmidt fez (e o que falta ao FC Porto perante um Benfica assim...)

SIM, no futebol, uma equipa transforma-se quase sempre naquilo que os seus homens, do seu treinador aos seus jogadores, acreditam que são. Não me parecendo que Roger Schmidt seja por exemplo como Jorge Jesus: capaz de acreditar que é o melhor treinador do mundo - não tenho dúvidas: por ser como é, Roger Schmidt conseguiu num ápice que os seus jogadores passassem a jogar cada jogo a acreditar que são melhores do que aquilo que se calhar são. E por isso é que o Benfica está com o título de campeão na ponta da unha…

Aliás não é só: o Benfica está com o título de campeão na ponta da unha porque  Roger Schmidt também conseguiu (com a sua argúcia e o seu espírito) pôr em harmonia (na sua equipa) a técnica e o caráter, a tática e a potência, o compromisso e a estética - jogando cada jogo não para  ganhar concursos de beleza mas para ganhar campeonatos.

Aliás, ainda não é só: sem ser treinador preocupado sobretudo em que a sua equipa esfole o coração na lama (como  se vai vendo, cada vez mais, o FC Porto de Sérgio Conceição), Roger Schmidt é o treinador que põe a sua equipa a pensar cada jogo (dentro do próprio jogo) como se ela estivesse a jogar xadrez (em vez de a ter na tentação do boxe).

E ainda mais (e não menos importante): se Roger Schmidt tem o Benfica com o título de campeão na ponta da unha é por ter sido capaz de fazer da equipa a sua principal estrela sem que ela (a equipa) alguma vez deixasse de exaltar as estrelas que lá tem (algumas imprevisíveis como o Aursnes).  Sim, é nisso fundamentalmente que acho que está a grande (e decisiva.) diferença entre este Benfica e este FC Porto: faltar a Sérgio Conceição pelo menos mais uma estrela capaz de exaltar o jogo à equipa (e não: Otávio, Pepê e Taremi não chegam para um Benfica assim e com um treinador assim) - e faltar-lhe um Gonçalo Ramos, o melhor exemplo do jogador que Roger Schmidt torna melhor a cada jogo que passa (e que seria bom que Roberto Martínez não desperdiçasse...)