Salmonetes e carapaus

OPINIÃO26.04.202107:00

Marega é irritante? Sim, por vezes. Mas já é o quarto melhor marcador do FC Porto neste século. ADN Sporting já igual ao ADN FC Porto?

SÉRGIO CONCEIÇÃO tem uma pontinha de razão quando diz que Marega «sempre que vai lá para dentro dá o máximo», acrescentando: «Falha golos? Falha passes? Mas quem não falha?» É verdade. Tal como é verdade que o maliano é, por vezes, um jogador irritante. Fortíssimo fisicamente, fortíssimo a ajudar a defender, fortíssimo na velocidade, fortíssimo na verticalidade, mas, sim, irritante quando, como tanta vez acontece, saca da quadratura dos pés e remata, bem tortinho, à baliza.

OS adeptos do FC Porto estiveram, sim, mal-habituados durante anos e anos. Quem teve goleadores como Jardel, Pena, McCarthy, Derlei, Lisandro López, Hulk, Falcao ou Jackson, por exemplo, estranha quando desce dois patamares e passa a jogar com Marega. Quem é dragão sente saudades de qualquer um destes oito jogadores. Tal como quem não o é e se limita a apreciá-los não olhando para o emblema que trazem ao peito. Entre estes oito, escolhia Jardel. Porque era simples. Um extremo de cada lado, bolas a cair na área e o homem de Fortaleza fazia o resto: golos, golos, golos. Porém, como diz o povo, quem não tem cão caça com gato. Ou: querem ópera, vão ao São Carlos. Ou, como no caso dos portistas: querem ópera vão ao Coliseu. Ou, como digo eu, não há dinheiro para salmonetes, compremos carapaus. Simplificando: não há Jardel, há Marega.  

Ogrande Aurélio Márcio costumava perguntar, «que é que vocês têm contra os avançados que marcam golos?». Em tese, nada. Marega não é um supermarcador. Aponta no FC Porto um golo a cada 209 minutos. Falcao? 95. Jackson? 126. Aboubakar? 135. Soares? 136. McCarthy? 158.  Pena? 158. Hulk? 168. André Silva? 174. Lisandro? 174. Derlei? 178. Mas só três atacantes têm, neste século, mais golos pelos dragões: Jackson, Hulk e Falcao. Continua a ser, por vezes, um jogador irritante? Sim. 

OLHEMOS por outro ângulo: $$$. Jackson custou 8,9 milhões de euros. Cada um dos seus 92 golos custou 96 mil euros. Marega custou 3,8 milhões. Cada um dos seus 69 golos saiu a 55 mil euros. Aboubakar custou 12,3 milhões. Cada um dos seus 58 golos custou 212 mil euros. Soares custou 5,6 milhões. Cada um dos seus 64 golos saiu a 88 mil euros. Se olharmos por este ângulo, Marega deixa de ser irritante e passa a ser apenas precioso. É a história do salmonete e do carapau.

COM um ou dois salmonetes e meia dúzia de carapaus, o Sporting lá segue, invencível, com quatro (ou mais) pontos de avanço sobre o FC Porto. O ADN deste Sporting  já é igual ao ADN do FC Porto?