Sai duelo!

OPINIÃO21.12.201803:00

Equilíbrio na corrida pelo título é mesmo real (4 pontos do 1.º para o 4.º)?; ou um bocado ilusório (muito maior diferença, na qualidade expressa em campo, tem separado o atual líder do atual último dos perseguidores com máxima ambição)?
Sim, está no nível de exibições a mais notória distância entre FC Porto e Benfica, os crónicos mais fortes, pois só eles campeões desde há 16 anos. Isto dito com óbvio absoluto respeito por Sporting, que, talvez inesperadamente, indicia firme revitalização pós-terramoto, e por SC Braga, cujo crescimento de ano para ano vai encurtando distâncias para os gigantes e já não ligeiramente os preocupa… - mau grado faltar-lhe o inatingível: massa de adeptos equivalente à dos colossos (não esqueço Boavista, bem mais limitado de tais meios face a SC Braga e campeão no arranque deste século!!!; mas isso roçou milagre, incluindo irrepetíveis circunstâncias de Poder…)    

FC PORTO. Muitíssimo o tenho elogiado, na época anterior e nesta. Sou fã do seu futebol explosivo, moderno e único em Portugal: mistura de versáteis talentos técnicos com sistemático ímpeto de grande capacidade atlética (precioso trunfo, amiúde decisivo, que, necessitando de excelente condição física - já normalidade na esmagadora maioria das equipas -, vai muito para além desta…).
Tempo de frisar: o FC Porto também muito tem sido amparado por estupenda estrelinha. Dos sorteios na Champions (Lokomotiv - o insólito cabeça de série! -, Schalke e Galatasaray, ambos em fase de a pão e água nos seus campeonatos, respetivamente 13.º e 7.º; agora, Roma, 6.º em Itália, a léguas de Barcelona, Bayern, City, PSG, Juventus, Liverpool, Real Madrid…) até às várias vitórias nacionais arrancadas com golo ao cair do pano - não esquecer o mérito de garra e, por regra, da tal capacidade atlética massacrando defesas até exaustão… -, passando pela estrelinha de claro benefício em dúvidas e certezas quanto a erros de arbitragem, consecutivamente nas últimas 3 jornadas: no Bessa, com 0-0, penálti cometido por Brahimi não foi muito claro, mas existiu (unanimidade nos comentadores ex-árbitros); frente ao Portimonense, no Dragão, penálti de Felipe, evidente!, seria grande oportunidade para 0-2 (!) e consequente carga de trabalhos…; com o Santa Clara, golo da vitória iniciado com falta de Soares - duvidosa, tendo um braço tão ostensivamente atirado o adversário ao chão?!
Eis a minha verdade: nos veementes elogios ao futebol portista e nas altas doses de sorte que andam a protegê-lo.

AÍ está Benfica-SC Braga. Jogo-chave para ambos. Óbvio sobre qual recai máxima responsabilidade. Na Luz e atrás na classificação. Que melhorou no Benfica, em 6 triunfos a fio (nenhum convincente)? Fundamental coesão, enfim!, no centro defensivo (regresso da dupla Rúben Dias-Jardel, após maré cheia de buracões nas semanas em que ambos, mais Conti e Lema, foram expulsos - todos os centrais, num gritante descontrolo!). Excelente forma de Grimaldo. Miúdo Gedson dando o litro para aguentar meio campo onde Fejsa e Pizzi não andam e aquisição de Gabriel suscita dúvidas. Velocidade e golos de Rafa (contraste com tantos falhar); mas Rafa, lesionado, faltará nos próximos tempos. Boa entrada de Zivkovic: primeiro, em vez da frequente inconsistência de Cervi; agora, passando para o lugar de Rafa. Seferovic bem acima do seu nível médio (mau) na época anterior. E… Jonas, cujos quase 35 anos, fustigados por lesões, vão camuflando forma deficiente com momentos mágicos/decisivos. Parece curtinho; pode ser que, de repente…          
Este será o 5.º confronto entre gente de topo. Recorde-se: Benfica-Sporting (1-1); SC Braga-Sporting (1-0); Benfica-FC Porto (1-0); FC Porto-SC Braga (1-0). Empate e 4 mínimas diferenças… Ficará a faltar Sporting-FC Porto, fechando 1.ª volta. Todos com 2 jogos a este nível, classificação: Benfica, 4 pontos; SC Braga e FC Porto, 3; Sporting, 1. Isto tem definido estofo nestes duelos? Não. Porque nenhum em Alvalade… Também porque o SC Braga venceu Sporting e, no Dragão, teve azar de Távoras (salvo seja!): jogou muitíssimo bem, desferiu 2 remates que esbarraram nos ferros, e… o FC Porto marcou aos 90+3! Mais: estofo não definido nestes duelos porque o Benfica só na Luz os travou. E agora, no seu 3.º, de novo na Luz. Ou como o calendário deu ao Benfica este benefício na 1.ª volta… - e acrescidos problemões, se lançado para recuperar na 2.ª…

GUIMARÃES. Vitória, 5.º, embora longe do 4.º, é duro teste para o corajoso Sporting que Keiser vai implementando. Sem Battaglia e Wendel, meio campo espremidíssimo. Mas Bas Dost e Bruno Fernandes estão em grande.