‘Restart’

OPINIÃO13.05.202003:30

1. Tenho falado muito com o meu PC e todos os dias me pergunta: sleep, shut down ou restart. Já estamos há algum tempo em sleep e o shut down vai destruir milhares de empregos. É hora de restart. No futebol e na vida.
2. No caso específico do futebol, Valdano resumiu tudo com o seu brilhantismo. «Quem tem pressa é a indústria, não o jogo.» E é legítimo.
3. Quanto à verdade desportiva, é como dizia Shaquille O’Neal  para a NBA: todos os campeonatos 2019/2020 terão um asterisco. Moral, acrescento eu.
4. É importante que a pioneira Bundesliga não seja a desbunda biológica.
5. Do risco de contágio ao risco de motim, os campeonatos que não acabarem nos relvados vão acabar nos tribunais. Faz parte. É o vírus jurídico.
6. Se a retoma não for possível, Pinto da Costa defende o FC Porto campeão e Grimaldo a anulação da época. Não tenho aversão ao azul ou ao vermelho, só mesmo à hipocrisia.
7. Claro que haveria casos na Liga (e 9, em cerca de 500 jogadores nos plantéis, é menos de 2 %). É como se diz dos erros e derrotas de pré-época: a acontecerem, que seja agora.
8. Portanto, o Benfica estava a treinar-se por grupos mas juntou todos os jogadores no balneário (incluindo David Tavares, que daria positivo no dia seguinte) para uma bela fotografia com Vieira a discursar? Brilhante.
9. Nas condições da DGS para a retoma da Liga só discordo que os jogadores sejam colocados no mesmo saco de FPF, Liga e clubes no que toca a assumir os riscos e consequências.
10. De resto, só espero que, para que o futebol volte, não se impeça os guarda-redes de tocar na bola com as mãos e os jogadores com os pés...
11. A CMVM considerou ilegal a OPA do Benfica. O campeonato da credibilidade é muito competitivo.
12. A FIFA condenou o Sport Recife a pagar 900 mil euros ao Sporting por André. Varandas vai enviar e-mail para atrasarem o pagamento?