Para ti, Pipa
Filipa Mandeiro. Foto: Facebook

DIA DA MULHER Para ti, Pipa

OPINIÃO08.03.202411:00

Neste Dia Internacional da Mulher podia dedicar este singelo artigo a enumerar as Mulheres (sim, com M maiúsculo) que ao longo de muitas décadas dedicaram as suas vidas a contrariar a tese, vinda desde a antiguidade, que o desporto – e o futebol em particular – não é para mulheres.

Podia empenhar-me em escrever como, pese embora alguns progressos no desporto feminino, persistem desafios importantes, nomeadamente no que se refere ao respeito, à visibilidade, às condições de formação, à igualdade de remuneração, ou até como as metas europeias, que apontam para a necessidade de até 2026 pelo menos 40% dos lugares não executivos nos conselhos de administração, bem como pelo menos 33% dos lugares executivos e não executivos terem de ser ocupados por mulheres e de estarmos tão longe de isso ser realidade. De como a prática desportiva federada, os cargos de direção e liderança ou a responsabilidade de treinar equipas são amplamente dominados por homens.

Podia falar do sexismo ainda muito presente no desporto feminino, dos preconceitos, dos estereótipos de género que continuam a ter influência negativa no modo como são vistas as mulheres no desporto. Podia falar do antes e do depois do «piquito» do ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol nos lábios de Jennifer Hermoso.

Podia falar de tantas, tantas coisas… Mas neste Dia Internacional da Mulher é a ti, minha querida amiga Filipa Mandeiro, que quero dedicar esta singela homenagem. Lembro-me de todos os desafios que juntas tivemos de enfrentar. De como desde a primeira hora alinhaste naquilo que muitos acharam que era loucura, ou como foste um exemplo para a Ana e a Rita, para a Bruna e a Capeta, para a Diana e a Fátima. Lembro-me de como acreditaste e ajudaste muitas outras a acreditar que podíamos vencer, como vencemos, logo no primeiro ano que fomos a jogo. E lembro-me de como é tão injusto que já não estejas junto de nós, com a tua inigualável energia e teimosia. És eterna.   

É por ti, por mais Mulheres como tu, que vale a pena lutar. Neste dia e em todos os outros.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer