O programa de Governo

OPINIÃO03.04.202207:00

Existe ainda uma parte reservada ao estímulo da atividade física e desportiva

FOI tornado público o Programa do XXIII Governo Constitucional para o quadriénio 2022-2026. No documento refere-se a necessidade de promover boas práticas em setores como o desportivo, bem como intervir sobre fenómenos de violência, nomeadamente os ligados à atividade desportiva, criando mecanismos dissuasores de comportamentos racistas, xenófobos, sexistas e demais manifestações de intolerância, estimulando o comportamento cívico e a tranquilidade na fruição dos espaços públicos. O Governo projeta ainda «desenvolver, em articulação com as autarquias, a implementação de uma nova geração de Contratos Locais de Segurança que concretize uma estratégia de policiamento de proximidade em domínios como a segurança escolar, o apoio aos idosos ou a segurança no desporto e em grandes eventos».
Existe ainda uma parte reservada ao estímulo da atividade física e desportiva, onde o Governo assume o compromisso de afirmar «Portugal no contexto desportivo internacional e colocar o país no lote das quinze nações europeias com cidadãos fisicamente mais ativos, na próxima década».
Para tal, o Governo propõe, entre outras medidas de caráter mais genérico, alargar ao ensino superior o projeto criado em 2016 no ensino básico e secundário denominado Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), promover a cooperação entre autoridades, agentes desportivos e cidadãos, com vista a erradicar comportamentos e atitudes violentas, de racismo, xenofobia e intolerância em todos os contextos de prática desportiva bem como continuar o combate à dopagem, à manipulação de resultados ou qualquer outra forma de perverter a verdade desportiva. Um programa em tudo semelhante, no que ao desporto diz respeito, ao de 2019.