Negritos, sublinhados e itálicos

OPINIÃO04.01.202103:00

Duas palavras valeram a Edinson Cavani uma multa da federação inglesa (AF) de 100 mil libras e um castigo de três jogos de suspensão: gracias, negrito. O uruguaio agradecia, no Instagram, a mensagem de um amigo, após ter bisado na vitória por 3-2 do Manchester United sobre o Southampton.

Isto, no mesmo país onde o príncipe William Arthur Philip Louis Mountbatten-Windsor (uf) e a mulher Catherine Elizabeth Middleton foram carregados numas cadeiras reais, aos ombros, por negros (desculpe lá, FA, mas eram mesmo negros; não me multe em mais de 100 mil milionésimos de cêntimos, por favor). Edinson é uruguaio, no Uruguai negrito é uma expressão carinhosa e a federação inglesa decide (tal como já fizera com Bernardo Silva), multá-lo e castigá-lo. Faltou, quanto a mim, flagelá-lo e apedrejá-lo. Uma coisa é ser racista, outra é utilizar expressões racistas, outra ainda é ser carinhoso com um amigo utilizando palavras que, na cabeça de racistas, são racistas. Lutar contra o racismo deve ser algo central nas nossas vidas (tal como lutar contra homofobia, xenofobia ou qualquer outro tipo de intolerância), mas não desta forma. Será que na AF deixam escrever em negrito ou só em redondo, sublinhado e itálico?

Dois golos frente ao SC Braga valeram ao Sporting a soma de mais três pontos. Estão ainda em disputa 66 pontos e o Sporting tem (se o Benfica ganhar hoje ao Santa Clara) dois de avanço. Não é muito. É exíguo. Minúsculo. Há um ano o Benfica tinha sete de avanço sobre o FC Porto à jornada 19. Quem foi campeão? FC Porto. Há dois anos o FC Porto tinha também sete de vantagem sobre o Benfica à jornada 16. Quem foi campeão? Benfica. Há cinco anos o Sporting tinha mais sete que o Benfica à jornada 13. Quem foi campeão? Benfica. Há oito anos o Benfica tinha quatro pontos de avanço sobre o FC Porto à jornada 27 (sim: jornada 27). Quem foi campeão? FC Porto. Há 20 anos o FC Porto tinha oito de avanço sobre o Boavista à jornada 12. Quem foi campeão? Boavista. Há 21 anos o FC Porto tinha sete de avanço sobre o Sporting à jornada 7. Quem foi campeão? Sporting. Há 50 anos o Sporting tinha seis de avanço (dez, se a vitória valesse três pontos) na jornada 13 (e a 13 do fim). Quem foi campeão? Benfica. A verdade é que o Sporting está em vantagem no final do primeiro terço do campeonato, fruto dos golos de anteontem de Pedro Gonçalves e Matheus Nunes: um baixinho e um brazuca. Podia ter sido um negrito, um redondo, um sublinhado ou um itálico. Mas foram um baixinho e um brazuca. Posso escrever assim ou levo multa e castigo de três jornadas sem fazer crónicas de jogo?