Lógica nesta Taça...

OPINIÃO26.12.201903:00

Meias-finais da Taça da Liga terão dupla minhota, SC Braga e V. Guimarães, enfrentando Sporting e FC Porto. Novidade, face ao ano anterior: V. Guimarães em vez de Benfica, pois, no mesmo grupo, se lhe impôs. A lógica do mérito face a flagrante ausência dele.

Mérito (não só, mas especialmente, no tudo por tudo do último dia). SC Braga não podia perder em P. Ferreira, aplicou goleada de 4-1. E, de imediato, despediu Sá Pinto! Apesar de ele também ter liderado excelente carreira na Liga Europa, atingindo o 1.º lugar na fase de grupos. No campeonato, muito abaixo da expectativa e… já está: enésimo treinador considerado insuficiente na era António Salvador!…


No derradeiro passo para a final four, dou máximo destaque a Sporting e FC Porto.


Sporting porque, em Portimão, derrota à vista no 2-0 e ficando com um jogador a menos (avançado Bolasie injustamente expulso, frise-se!), teve ganas para proeza de espetacular reviravolta - e engenho de Silas, ao virar de pantanas o confronto tático. A pouco e pouco, com muitos solavancos, vai surgindo o melhor Sporting… possível. Sobrepondo-se ao alucinado despautério de ditos adeptos (ai os negócios que poderosos de claques veem fugir-lhes…).  


FC Porto pelo poderio que mostrou em casa do Chaves (ambos tinham 6 pontos). O poderio de senhor plantel… disposto a mostrar o que vale (habituais suplentes agarrando oportunidade na Taça da Liga, mais uma vez). Assim: menino Diogo Costa no lugar de Marchesín; Saravia titular…; no banco, Pepe, Alex Telles, Otávio, Uribe, Diaz, José Luís… - entrando Mbemba, Manafá, Sérgio Oliveira, Nakajima (o novo Brahimi…), Soares - e mais um pouco de rodagem para o ponta de lança Fábio Silva, aos 17 aninhos. Sem contar com Diogo Leite, Loum, Bruno Costa, Romário Baró, Aboubakar…


Sim, repito-me, o melhor plantel em Portugal; também porque com ganas de provar sê-lo…        
 
Benfica no outro polo. O clube que mais Taças da Liga conquistou - enaltecendo-a quando outros, sobretudo o FC Porto, muitíssimo a desmereciam… -, resolveu agora borrifar-se para ela: depois do empate com V. Guimarães, na Luz, Bruno Lage, obrigado a ganhar na Covilhã, lá colocou um onze 99% de suplentes…; e o mesmo fez em Setúbal.


A par do fracasso de nem uma vitória em três jogos (aliás, provocando-o…), mais se vincou o que tenho vindo a frisar: global qualidade do plantel muito inferior ao que alguns proclamam. Já se tinha visto na Champions, quando, por isto ou por aquilo, ficaram de fora 2 ou 3 titulares. Bruno Lage tem afirmado querer plantel com forte despique entre 2 jogadores para cada posição. Não se dá por isso!


Claro que, pondo em campo equipa com 9 ou 10 habituais suplentes, nunca é fácil obter bom rendimento… O que pode perturbar qualidade individual. Mas perturbar não é sinónimo de anular. Qualidade do menino Tomás Tavares (18 aninhos) está sempre presente: em estreia na Champions (!), nos jogos do campeonato - capitão André Almeida lesionado…; tenham calma, estou cá… -, ou na secundária equipa chamada à Taça da Liga. Alta qualidade inclui, e muitíssimo, personalidade com fibra.


De nenhum outro se pode dizer algo sequer semelhante. OK, o erro de Zlobin em Setúbal terá explicação de guarda-redes jovem e sem rodagem (mas o menino Luís Maximiano já intensamente brilha no Sporting!; e, no FC Porto, o menino Diogo Costa já pede meças ao excelente Marchesín - para quem os foi vendo nas seleções jovens, nenhuma surpresa: eis a dupla de estupendos guarda-redes no futuro, bem próximo, do nosso futebol). O Jardel de Setúbal… muito longe de Rúben e de Ferro (défice de ritmo, em cima de veterania?). Estreante Morato, recente aquisição no Brasil, tem cabedal atlético, mas, para já, é mesmo por aí que se fica… Nuno Tavares esbanjou oportunidade de reafirmar o seu potencial. Florentino e Gedson… vá lá saber-se o que se passa com eles! (desânimo aos 20 anos?!). Caio Lucas vai somando vãs tentativas de justificar contratação. Jota, anunciado próximo craque…: de vez em quando, tem rasgo espetacular!; e o resto? Vai sendo tempo de saltar de gritante inconsistência - ou lá se irá o dito craque… RDT (penso valer mais do que mostrou nestes 6 meses) parece ter desistido, infelicíssimo, quiçá com ganas de regressar a Espanha… E Seferovic, em Setúbal, deu ampla ideia de fazer frete naquela equipazinha…


Tão curto, tão frouxo, para quem - eventualmente… - pretenda discutir acesso ao primeiro onze! Chiquinho, na ponta final chamado a pôr ordem naquilo, logo lhes mostrou a diferença…