Há um Pinóquio na Luz

OPINIÃO10.08.202004:00

SE eu me chamasse Edinson Cavani, teria o desejo de vir para Portugal? Para já, queria sair de França. Quem ganhou 21 dos últimos 26 troféus internos dos últimos sete anos, perde ambição. E o PSG ganhou 21 das últimas 26 provas francesas. Depois não assinaria por Marselha, Rennes, Lille, Mónaco ou Lyon. Saía de França e não regressaria a Itália ou ao Uruguai. Aos 33 anos, quereria experimentar outro campeonato. Se a ambição estiver a 100%, Inglaterra, Alemanha ou Espanha. Esmiucemos as equipas que estarão na Champions 2020/2021. O Liverpool tem Mané, Salah e Firmino. O Man. City conta com Sergio Aguero e Gabriel Jesus. O Man. United apresenta Martial, Rashford e Greenwood. O Chelsea tem Giroud, Abraham e Batshuayi (e Werner). O Bayern está com Lewandowski e Muller. O Dortmund confia em Haaland e Reus. O RB Leipzig avança com Sabitzer e já sem Werner. O Moenchengladbach tem Thuram e Stindl. O Real Madrid apresenta Benzema. O Barcelona conta com Messi, Suaréz e Griezmann. O Atl. Madrid tem Morata e João Félix. O Sevilha confia em Munir e Lucas Ocampos. Tendo eu ambição de ganhar a Liga dos Campeões, só poderia optar por Man. City, Bayern, Liverpool, Barcelona ou Real Madrid (Man. United parece ainda curto). Tentaria operação de charme junto destes cinco colossos. Se nenhum estivesse interessado, desceria um patamar e pensaria em  FC Porto ou Benfica.

Eestarão Manchester City, Bayern, Liverpool, Barcelona e/ou Real Madrid interessados em mim? Parece-me mais ou menos claro que, com Mané, Salah e Firmino, Messi, Suaréz e Griezmann e Sergio Aguero e Gabriel Jesus (mais Sterling e Mahrez), Liverpool, Barcelona e Manchester City estão fora. Resta o Real Madrid. Que tem apenas Benzema como grande artilheiro. E o francês só tem menos 10 meses de idade. Madrid? Boa ideia.

PASSEMOS a Portugal. FC Porto e Benfica.  É necessário que algum dos dois (ou os dois) se interessem. Parece-me claro, porém, que FC Porto e Benfica não se importariam de me ter no plantel . O Benfica está (muito) interessado e, se o Real Madrid não me quiser, será muito boa solução. É sempre enorme candidato à vitória no campeonato português, embora não possa sonhar em ir longe na Champions (e é preciso chegar à fase de grupos). Última vitória na prova: 1962. Última final: 1990. Última meia-final: 1990. Últimos quartos de final: 2016. Três quartos de final nos últimos 25 anos: 2006, 2012 e 2016. O FC Porto não deve estar interessado por motivos financeiros, mas também é sempre grandíssimo candidato à vitória na liga e costuma fazer boa figura na Champions (lugar garantido na fase de grupos). Última vitória na prova: 2004. Última final: 2004. Última meia-final: 2004. Últimos quartos de final: 2015. Cinco quartos de final nos últimos 25 anos: 1997, 2000, 2004, 2009 e 2015. Aguardemos. E o Benfica (para já) que aguarde mais uns dias por mim.

TROQUEMOS de lugar e passemos de Edinson Cavani a adepto português. Quem não gostaria de ter o uruguaio no plantel? Todos. O último grande ícone do futebol mundial a aterrar em Portugal foi Casillas. Quantos jogadores vieram para Portugal depois de terem vencido, por exemplo, Campeonato do Mundo, Campeonato da Europa ou Copa América? Dezassete: Polga, Capdevila, Seitaridis, Katsouranis, Karagounis, Schmeichel, Cubillas, Scopelli, Cannigia, Acosta, Paulo Nunes, Júlio César, Fabiano, Diego, Rodolfo Rodriguez, Coates e Castillo. Resumindo. Cavani em Portugal? Venha.

PS: Benfica desmente a 29 de julho negociações com Cavani, Jesus confirma-as a 8 de agosto. Quem é o Pinóquio da Luz?