Gafe
Fernando Santos dizia que «à terceira é de vez», mas afinal «não há duas sem três»
1. Luís Enrique antes do duelo Portugal-Espanha: «Os nossos avançados não ficam à espera da bola enquanto fumam um cigarrinho.» Já Fernando Santos parece ter fumado um belo charuto na segunda parte, enquanto a Espanha despachava Portugal.
2. Depois de França e Sérvia, o selecionador dizia que «à terceira é de vez», mas afinal «não há duas sem três». Foi só mais uma gafe.
3. O V. Guimarães lançou a iniciativa Conquistadores on Tour, para levar a equipa a vários estádios do distrito de Braga e defrontar clubes de escalões inferiores, aproximando o clube dos adeptos. A julgar pela confusão em que acabou o primeiro jogo, em Joane, com aproximação corpo a corpo com os adeptos, talvez tenha sido o Tour mais curto de sempre: um dia.
4. O diretor da volta a Portugal, Joaquim Gomes, foi atropelado em Lisboa quando seguia de bicicleta no dia europeu sem carros. Assim de repente não me ocorre maior ironia. Talvez Francisco J. Marques a jogar padel...
5. João Palhinha é o primeiro jogador suspenso esta época na Premier League por ver cinco amarelos. Em Portugal foi o primeiro jogador de sempre a não ser suspenso por ver cinco amarelos. Sempre a fazer história.
6. Na Alemanha, o clássico entre Dortmund e Bayern, a 8 de outubro, vai ter uma transmissão televisiva exclusiva para crianças. No fundo estão a imitar Portugal, depois de tomarem conhecimento do nosso ATL futebolístico, que engloba várias atividades especiais para crianças, desde ver o jogo em tronco nu a fugir no colo dos pais. Tudo pela alegria da pequenada.
7. Perante os ataques de Luís Filipe Vieira a Rui Costa, vem-me à cabeça Sérgio Godinho. «Até que te vi num castelo de areia; Cantavas: sou gaivota e fui sereia; Ri-me de ti: então porque não voas?» Felizmente para o Benfica, Vieira faz parte de uma «Noite Passada». E mal dormida. Rui Costa é a esperança do amanhecer.