Futebol com Todos: portugueses são assim mesmo, que se há de fazer?

OPINIÃO Futebol com Todos: portugueses são assim mesmo, que se há de fazer?

OPINIÃO23.03.202411:00

Sou do tempo em que a Seleção festejava um apuramento internacional com quase tanto entusiasmo como festejou em 2016 a conquista do Campeonato da Europa.

Na altura Portugal era uma equipa «fraca, sem obrigações».

A partir de 1996 tudo mudou, e ainda bem. Só falhámos mais um apuramento (Mundial-1998) e fomos cumprindo umas fases finais engraçadas, bem acima das apostas e com qualidade indiscutível.

Foi neste processo que passámos, no ideário do adepto português, a ser favoritos a tudo e a ter obrigação de vencer toda a gente menos Espanha, Alemanha, França, Itália, Brasil e Argentina (à Inglaterra fomos ganhando com regularidade).

Anteontem goleámos a Suécia e, de repente, já todos nos veem de novo campeões da Europa. Sendo que quando o conseguimos ser «jogávamos mal».

É o português no seu melhor: 8 ou 80. Eu diria que estamos num 65/70 – na segunda linha de candidatos ao título, mas sem qualquer «obrigação» de estar na final do Euro-2024.

De chorar por mais

O Benfica-Lyon da Liga dos Campeões Feminina foi visto na Luz por quase 20 mil espectadores. Há caminhos que não têm volta.

No ponto

Interessante, quase épico, o percurso da Geórgia até ao jogo que decidirá, com a Grécia, quem vai estar no Europeu. O mundo avança.

Insosso

Num bom período do futebol feminino benfiquista, cai a nódoa de um conflito entre a treinadora e a jogadora mais entusiasmante. Pena.

Incomestível

A pirataria nas transmissões televisivas de futebol tira 200 milhões à economia portuguesa. Portugueses são assim mesmo...

Talvez lhe interesse: