Fórum de treinadores
No futebol, como em outras modalidades colectivas, é fundamental que todos entendam o jogo e que a equipa tenha unidade de princípios. Procuramos, dentro do nosso espaço competitivo, atingir níveis de excelência. As limitações existem sempre, seja a que nível for. Os recursos nunca são suficientes. Como também não há uma única via para chegarmos ao sucesso. Por isso é sempre importante podermos ouvir palestras proferidas por especialistas oriundos de outras escolas, ou com visão diferente da nossa.
Como fazem, porque fazem, o que fazem, são sempre questões que nos criam curiosidade e despertam interesse, e que em simultâneo nos ajudam a melhorar o entendimento do jogo. O Fórum que a ANTF organizou em Portimão foi um espaço privilegiado de aprendizagem. Falou-se de forma aberta, nas sessões e fora delas, de temas fundamentais para quem dirige equipas. Foi, dos fóruns em que estive, o que proporcionou melhores conteúdos.
A construção de uma ideia de jogo, tendo uma limitação enorme nas condições para a implementar, com destaque para as deficientes condições de treino, apresentada pelo Rui Quinta, foi quanto a mim uma das mais fortes mensagens que todos podíamos receber. Que, como sabemos, é uma forte imagem dos treinadores de futebol portugueses, a capacidade para encontrar soluções para problemas estruturais. Junte-se esta à nossa veia de descobridores e percebe-se porque razão nos adaptamos em locais e culturas tão diferentes.
As limitações infraestruturais do nosso futebol, nomeadamente nas divisões inferiores, deve ser uma das principais preocupações. A qualidade do processo de desenvolvimento dos jogadores, e das respectivas equipas, está intimamente relacionado com as condições em que se treina e joga. Não basta encontrar soluções temporárias, temos que melhorar os espaços de treino e jogo. Este é um desafio de todos, e para todos