Do Bernardo

OPINIÃO07.10.202107:00

Não é só Portugal que precisa do Bernardo que voltou a si próprio, é o Ronaldo também...

OS últimos dias para Bernardo Silva no Manchester City têm-se feito (outra vez) de elogios rasgados a soltarem-se de fogaréus. E se, após o jogo com o Liverpool, Pep Guardiola afirmou que a sua exibição fora «simplesmente fantástica» - no rescaldo da partida com o Chelsea revelara-se ainda mais deslumbrado:
- Ele é tão intuitivo, sabe sempre como tem de jogar e antecipar o que vai acontecer em campo, com e sem bola…
É, Armando Nogueira (que está a par de Nélson Rodrigues no galarim dos cronistas de futebol em língua portuguesa - e não só…) talvez falasse desse redescoberto fulgor de Bernardo Silva (a jogar onde pode ser melhor...) como o «dom de antecipação» - que o faz pensar sempre na melhor forma de jogar (para si ou para a equipa) antes de qualquer outro. Mas há mais nele e melhor - há um verso famoso de Adília Prado que diz:
De vez em quando, Deus me tira a poesia: olho a pedra, vejo pedra mesmo
e o que se tem visto no Bernardo (que durante algum tempo parecera ter fugido dele...) é não esse verso da Adélia mas o anti-verso do verso da Adélia: jogando onde e como tem jogado, joga melhor -  mostrando a quem o vê não a pedra (a pedra mesmo...) mas a poesia, a poesia da bola que ele leva no pé de dentro um túnel em negrume num campo a acanhar-se para dentro de um arco-íris que se desenha com ela (ela, a bola...) dentro da baliza (onde ele a põe ou alguém a põe por mérito dele).  Jogando onde tem jogado, joga melhor - mostrando a quem o vê que não deixa que o seu jogo se encalhe em imperfeições ou se atrofie, fastidioso. Que não deixa que o seu jogo se prenda a dúvidas e destrambelhos ou se  entorte nos pés onde ele tem a cabeça em flor. Que não deixa que o seu jogo se abale em vertigens como um acrobata bêbado a cair do seu trapézio ou se transtorne em frivolidade. É, claro, de um Bernardo assim que Portugal precisa. E o Ronaldo também - para ser ainda mais vincadamente o que já é: o Maior Goleador do Sempre da História do Futebol...