Disciplina é um bem precioso no futebol

OPINIÃO11.11.201903:00

O mundo do futebol português foi agitado com a notícia da suspensão, por motivos disciplinares, de quatro jogadores do FC Porto, que assim ficaram inibidos de dar o seu contributo à equipa na difícil deslocação ao Bessa. Não é todos os dias, de facto, que nos deparamos com uma decisão tão radical, assumida com frontalidade, depois das redes sociais terem publicitado a prevaricação (não lembra ao diabo, depois de uma derrota em Glasgow, postar uma festarola a poucas horas de um compromisso no Bessa. Quem o fez, ignorava de todo o contexto em que vive...)


O FC Porto, admito que por iniciativa de Sérgio Conceição, com o beneplácito de Pinto da Costa, fez aquilo a que estava obrigado, para preservar a disciplina na cabina, enviando um recado implacável a todos os jogadores. E, nestes casos, para as coisas serem bem feitas, não pode haver meias medidas. Mesmo correndo riscos de perder pontos no dia a seguir. Porque o que está em causa é muito mais relevante e vasto, tem a ver com a autoridade do técnico e com a disciplina do grupo.
Sérgio Conceição é treinador de  cortar a direito, foi-o com Casillas, voltou a sê-lo com Danilo e não mudou de atitude com esta vaga sul-americana.
Quanto aos jogadores apanhados com o pé na argola, o mais provável é que não tivessem medido bem onde estão. Provavelmente nunca ouviram histórias do controlo noturno que era feito, de Lisboa a Vigo, que acabou com a folia de uns quantos, e faz parte da lenda do FC Porto.


Quanto às redes sociais, ou são vistas como uma forma de ganhar dinheiro (o exemplo de Cristiano Ronaldo é paradigmático), e nesse caso são geridas por profissionais, ou é melhor ficarem fora da órbita destes jovens milionários que são figuras públicas e não medem bem as consequências, de atos até insuspeitos, como aconteceu muito recentemente com Bernardo Silva.


E o que deve acontecer agora aos futebolistas castigados? Além de serem aliviados de alguns milhares de euros, vão ter de voltar a conquistar a confiança dos colegas e a posição na equipa, face ao treinador. Mas ninguém deve ficar surpreendido se a vida, ultrapassado este percalço, retomar a normalidade, mais dia, menos dia. O grupo de Sérgio Conceição, porém, sai mais forte deste episódio.