A desilusão leonina!

Opinião A desilusão leonina!

OPINIÃO19.07.202321:20

Pode Rúben Amorim argumentar com o jogo na manhã desta quarta-feira (à porta fechada, com o Farense) para justificar a ausência do sueco Viktor Gyokeres do primeiro jogo dos leões, à noite, para os adeptos verem. Mas é difícil de compreender que a estreia da equipa, num jogo aberto, televisionado, de espetáculo pelo qual anseiam fãs leoninos, não tenha, no onze titular nem no banco de suplentes, aquele que é o grande reforço para a nova época e uma das prováveis futuras estrelas da formação de Alvalade.

Não quer Rúben Amorim expor o seu novo leãozinho às primeiras impressões de adeptos e críticos? Considerará o treinador do Sporting que Viktor Gyokeres não está ainda preparado para suportar o ritmo de um jogo mais intenso como este com os belgas do Genk?

Admito, e Amorim tem todo o direito de fazer as escolhas que entender.

Mas quem paga o futebol são os patrocinadores e os adeptos e esses pedem, igualmente com todo o direito, que o espetáculo seja o mais apelativo e mediático possível, além de um bom jogo de futebol. E para isso, o que se espera é que estejam os melhores protagonistas em cena, nem que seja por dez ou quinze minutos.

Chegar o momento de se apresentar pela primeira vez ao público no arranque desta nova época e não se poder ver em ação o grande reforço da equipa é, seguramente, uma tremenda deceção para o adepto. Não se esperava, não é normal que aconteça, nem é fácil de compreender, sublinho.

É Amorim que decide. Evidentemente. E talvez o treinador do Sporting não dê assim tanta importância à expectativa de quem paga o bilhete para ver o jogo. Mas creio que não lhe ficará bem se ignorar a frustração dos que seguem a equipa leonina. A frustração, pelo menos, desta noite quente de julho, no Algarve.