A Convocatória
Metáforas que não são sobre futebol e que vão para lá dos papelinhos de Fernando Santos...
SALTITANDO entre desafio e transcendência, o medo do desconhecido e a beleza para lá do olhar (e mais que se não imagina...), Convocatória (de Francisco Guimarães) é mesmo isso: um livro que rompe barreiras:
- Não é sobre futebol, ainda que o autor seja treinador, e também não é um livro de entrevistas. É um livro que nasceu por causa do futebol, que é uma das mais belas maneiras de replicar a vida.
Guarda-redes, defesas, médios e avançados, são 23 os convocados. Entre eles César Mourão, Miguel Araújo, Miguel Sousa Tavares, Pedro Abrunhosa, Carlos Moedas - e o que se vai apanhando, página sobre página, explica-se no (poético) prefácio de Francisco Geraldes:
- O Francisco padece de uma doença raríssima que deveria, por norma, estar curada à passagem da maioridade. Esta enfermidade obriga-o a interessar-se muito mais por perguntas do que por respostas. As primeiras não são limitativas nem quadrangulares, não cabem numa caixa e não ficam remetidas a um canto. São o que nós quisermos que sejam. Como dizia Picasso, tudo o que podemos imaginar é real. É neste inconformismo, nesta pele de ovelha negra, que o autor deste livro vive. No fundo, tem dentro de si uma criança inextinguível sedenta de saber, de conhecer o outro…
Por ser assim é que Francisco Guimarães mostra por que Bernardo Silva não se perde a meio do caminho, José Mourinho ultrapassou as fronteiras que o futebol tinha quando ele lá chegou - e Fernando Santos revelou o que revelou:
- ... no primeiro treino da semana, falava um pouco sobre o jogo anterior e perguntava: «O que acharam?» Era o vento, a chuva, o campo, o árbitro, a sorte, o azar. A certa altura, distribuí uns papelinhos para que eles fizessem um onze inicial e colocassem num saco. Tudo anónimo. Quando voltei à cabina, fomos ver os papelinhos e aquilo dava alguns 20 onzes diferentes…
A circunstância marcou-lhe o destino. Não só a ele. É o que a Convocatória (de Francisco Guimarães) pode fazer…