Uma besta de 17 anos
O Sporting foi melhor em Munique do que na Luz e saiu da Baviera com um resultado pior do que o alcançado com o Benfica. Olhando para o resultado, dir-se-ia que se teria de verificar o adversário europeu e considerá-lo uma normalidade; olhando para a exibição, dever-se-á pensar porque é que a perceção é que o Sporting jogou melhor na Alemanha do que no dérbi perante uma equipa que é, claramente, melhor que qualquer uma portuguesa — está para ser criada a equipa nacional que consiga uma vitória em casa do Bayern. Sem Quenda, Pote e Trincão o desempenho de Munique é ainda mais de louvar e o da Luz de colocar os sportinguistas a coçar a cabeça. Mas fiquemo-nos pela Champions...
O Bayern lá se tornou naquilo que costuma ser: uma besta. Um monstro que atemoriza mais portugueses no futebol do que Adamastor nos Lusíadas. As criaturas monstruosas também caem, e este gigante bávaro tombou em 1987 com o FC Porto. Mas como na mitologia, o monstro acaba por se regenerar e o Bayern recria-se como besta que insiste ser, agora com um rapaz de 17 anos a engrandecer-se enquanto a luz dos holofotes o fortalece.
Lennart Karl já tinha sido o mais de novo de sempre do Bayern a marcar um golo na Liga dos Campeões, portanto, não foi frente ao Sporting que ficou famoso, até porque entre o golo ao Club Brugge e o golo aos leões marcou ao Arsenal. Não ficou famoso, disse, mas ficou com outro estatuto numa equipa que se quer sempre tão grande como os maiores do futebol.
Pois mesmo esses, os maiores dos maiores, precisam de formar jogadores porque essa é, também, a História dos Bayerns, Barcelonas, do Real Madrid, e até dos novos ricos - PSG e Manchester City.
Entre Lennart Karl e José Neto há 57 dias de diferença, mas, neste momento, um mundo futebolístico entre eles. Seria surpreendente se Mourinho colocasse Neto já nesta noite frente ao Nápoles: pelo poderio coletivo do adversário italiano e pelo poderio individual do adversário brasileiro, isto é, David Neres. Mas Mourinho deu uma garantia: José Neto vai estrear-se seguramente com o setubalense no banco do Benfica e o treinador não olhará a nomes nem nacionalidades para o fazer.
Entre Lennart Karl e José Neto há 57 dias e, neste momento, um mundo inteiro de diferença. Mas se um pode ser figura do Bayern com 17 anos, 9 meses e 18 dias, porque não há de o outro poder ser figura do Benfica aos 17 anos, 7 meses e alguns dias?