Pedro Gonçalves regressou aos relvados há sensivelmente dois meses
Pedro Gonçalves regressou aos relvados há sensivelmente dois meses (Foto Miguel Nunes) - Foto: IMAGO

Sporting: Pedro Gonçalves para renovar no final da época

Pote está recetivo a prolongar vínculo com os leões mas para já está concentradíssimo na conquista do Campeonato e da Taça de Portugal. Aston Villa e Leverkusen monitorizaram-no. Se conquistar o terceiro título de leão ao peito, continuará num lote restrito

A administração da Sporting, SAD, liderada por Frederico Varandas, já manifestou a intenção junto de Pedro Gonçalves, o popular Pote, e do seu representante de renovar o contrato do número 8, que termina no final de junho de 2027.

Ainda falta algum tempo até ao termino do vínculo, mas os leões querem desde já premiar o jogador pelo desempenho de leão ao peito. A época não lhe correu bem, por força duma lesão que o retirou dos relvados durante longos cinco meses, desde novembro a abril, mas os responsáveis leoninos continuam conscientes da qualidade do jogador e querem aumentar-lhe ainda mais o salário, ele que já dos mais bem pagos do plantel à luz da última renovação, ocorrida no verão de 2023.

O valor da cláusula de rescisão do futebolista, já nos €80M, não deve subir e a ideia é que fique ligado ao Sporting até 2030 ou 2031, mas ainda é um tema em aberto.

Se facto, as exibições de Pedro Gonçalves chegaram a despertar a cobiça dos ingleses do Aston Villa e dos alemães do Leverkusen, mas este interesse esfriou na época em curso, devido à longa ausência do criativo.

O jogador está, de momento, concentradíssimo nos objetivos perseguidos pelos leões esta temporada, que passam pela conquista da Liga e da Taça de Portugal e embora esteja recetivo renovar contrato com os leões pretende que o assunto seja apenas abordado quando for colocado um ponto final na época 2024/25.

Existe a possibilidade de ser convocado por Roberto Martínez para a fase final da Liga das Nações, mas esse cenário é pouco crível, tendo em conta a longa ausência a que Pedro Gonçalves esteve sujeito.

A história de Pedro Gonçalves no Sporting tem sido de sucesso, uma vez que desde assinou pelos leões proveniente do Famalicão, no verão de 2020 , já conquistou duas Ligas (2020/21 e 2023/24), duas Taças de Portugal (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). Pelo meio, sagrou-se o melhor marcado do campeonato, em 2020/21, com 23 golos.

Agora, aos 26 anos, poderá vencer a sua primeira Taça de Portugal, uma vez que a final está marcada para 25 de maio e o terceiro campeonato nacional de leão ao peito, continuando no mesmo lote de Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Eduardo Quaresma e Nuno Santos. E terá de se recuar mais de quarenta anos para se encontrar alguém com currículo similar com a listada verde e branca vestida: Vitorino Bastos, que esteve nas conquistas de 1973/74, 1979/80 e 1981/82.

Pedro Gonçalves está animado e motivado por estes objetivos e desde começou a ganhar mais ritmo após a longa paragem tem sido aposta constante no onze e embora ainda não esteja no ideal da condição física deverá manter-se na equipa inicial no jogo de sábado, frente ao V. Guimarães.

Sugestão de vídeo