Sporting não tremeu: não há campeão este fim de semana!
Uma coisa é certa: ainda não haverá campeão nacional feminino este fim de semana – o Benfica, que poderia celebrar o hexacampeonato caso o Sporting, na véspera, perdesse pontos e este domingo, frente ao Torreense, vencesse a respetiva partida… mas as verdes e brancas não tremeram num embate entre dois antigos campeões ante o SC Braga no qual se impuseram por 3-1.
Após um arranque de partida equiparado, as leoas marcaram primeiro e através da regressada Telma Encarnação que, curiosamente, irá falhar o próximo compromisso da Seleção Nacional por ter recuperado recentemente de lesão mas no jogo do seu regresso não acusou falta de ritmo competitivo. Antes pelo contrário: começou por fazer o gosto ao pé num lance de insistência em que, com classe, colocou a bola por cima da guardiã Íris Esgueirão.
Por sua via, o SC Braga levou pouco tempo a responder e fê-lo com igual eficiência, igualando a partida aos 18’ através de um penálti sofrido e posteriormente convertido por Malu Schmidt.
O equilíbrio continuou a ser nota dominante até perto do intervalo, altura em que à passagem dos 43 minutos apenas o travessão evitou que Ashley Barron recolocasse o Sporting na dianteira, algo que haveria de consumar-se instantes depois num lance muito disputado na área bracarense, onde apenas à segunda recarga Érica Cancelinha desviou certeiro.
A segunda parte evoluiu também nivelada e apenas com os postes como obstáculo a que se registassem mais golos – primeiro foram as guerreiras do Minho quem contaram com uma ocasião soberana de Maria Miller, que atirou ao poste direito aos 69 minutos e menos de um minuto volvido, na baliza contrária, Telma Encarnação tentou o bis, num remate de longa distância, mas a bola embateu, com violência, na trave.
O Sporting continuou a mostrar-se insatisfeito com a vantagem mínima e voltou a estar próximo de marcar, por Carla Armengol (85’) e acabou por colocar um ponto final na discussão aos 86 minutos com a inevitável Telma Encarnação a erguer-se mais alto que toda a marcação contrária para corresponder a um canto batido por Jeneva Gray e a fechar o resultado final, favorável às leoas.
Desta forma, a haver campeão… só na retoma da Liga, a 25 de abril, e essa perspetiva apenas poderá voltar à equação caso este domingo, na reedição das últimas finais de Taça de Portugal e Supertaça o Benfica leve a melhor sobre o moralizado Torreense, que no passado fim de semana ergueu o troféu da Taça da Liga.