Sporting heptacampeão, Benfica recupera título com Telma decisiva
Sem encontrar alguém que consiga travar uma sequência que se vai revelando avassaladora, a equipa masculina do Sporting venceu pela sétima vez consecutiva o Nacional de equipas. Edição realizada em Viseu e na qual o Benfica recuperou o título em femininos numa prova que poderá ter sido uma das últimas competições de Telma Monteiro. Sobretudo a nível nacional já que planeia ir à Liga dos Campeões.
Aliás, a medalha de bronze nos Jogos do Rio 2016 e que entretanto confirmou que não voltará a entrar na corrida olímpica para Los Angeles 2028, foi quem garantiu o triunfo na final frente ao Algés, anterior detentor do ceptro. Telma, de 38 anos, e a combater nos -63 kg em vez dos habituais -57 kg, desfez a igualdade a 2-2 com uma vitória por castigos face a Maria Silveira.
Nos homens, os leões, que começaram por derrubar a Académica de Coimbra (3-1), superando de seguida na corrida ao título o Benfica (3-1), União Sintrense (3-0) e, já nas nas meias-finais, a Lusófona (3-0), voltaram a medir forças com os estudantes na final, onde o bronze nos Jogos de Tóquio-2020 Jorge Fonseca, a atuar nos +90 kg, deu o seu contributo para nova vitória por 3-1 e a manutenção do título em Alvalade.
De salientar que a sequência do Sporting, que começou em 2016, poderia se ainda mais longa, ou já ter sido interrompida, caso se tivessem disputado as edições de 2020 ou 2021. Ambas canceladas devido à pandemia.