Diogo Travassos espreita oportunidade para se afirmar na equipa principal (SPORTING CP)

Sporting: convenceu no empréstimo, vai regressar e pode mesmo ser reforço

Diogo Travassos, lateral-direito de 21 anos que esteve em bom plano no Estrela da Amadora, vai lutar por vaga no plantel na pré-época. Sporting inviabilizou saída em definitivo, confia numa afirmação e, sabe A BOLA, tem intenção de prolongar o vínculo que termina em 2026. Fresneda continua firme e vai manter-se no plantel para a próxima época

Porta aberta a Diogo Travassos. O defesa-direito, de 21 anos, sabe A BOLA, vai lutar por um lugar no plantel leonino em 2025/2026. Após toda uma vida de leão ao peito — contabiliza 15 longas épocas com a camisola verde e branca — o lateral terá agora (mais) uma oportunidade para se mostrar na pré-época em Lagos, no Algarve, onde será atentamente observado pela equipa técnica leonina liderada por Rui Borges.

As indicações e as referências, essas, são as melhores nesta altura. Desde logo porque se trata de um valor seguro da Academia, que, convém lembrar, chegou a integrar esse mesmo estágio com Ruben Amorim em 2022/2023, mas que, após essa experiência inédita, acabaria por descer ao... inferno. Travassos é visto, aliás, na Academia, como um (bom) exemplo de superação e determinação.

Diogo Travassos esteve perto de se estrear na equipa principal mas lesão grave atrasou afirmação (SPORTING CP)

Ele que, aos 19 anos, em março de 2023, lesionou-se com gravidade num treino no menisco do joelho direito e atravessou um longo calvário de nove meses de ausência. Pior: no regresso aos trabalhos, após esse longo período de afastamento dos relvados, em janeiro do ano seguinte, quando já integrava os trabalhos da equipa principal e até espreitava uma estreia com Amorim, teve uma recaída que obrigaria a nova intervenção cirúrgica ao mesmo joelho.

Diogo Travassos nunca atirou a toalha ao chão, voltou a levantar-se, e esta temporada saiu da zona de conforto na sua primeira experiência fora da Academia. Com um empréstimo ao Estrela da Amadora onde teve a oportunidade de jogar com maior regularidade, numa realidade diferente, mais competitiva. E os resultados superaram as expetativas. Diogo Travassos jogou como nunca — primeira vez em que somou 26 jogos numa temporada, coroada com boas exibições e um golo (ao... Benfica, 2-3, na 20.ª jornada).

Golo de Diogo Travassos ao Benfica

Sporting deu passo para uma renovação

Um desempenho que convenceu os responsáveis leoninos, nomeadamente Rui Borges, que deu o aval para o jovem leão ser testado na pré-época. Os leões, de resto, sabe A BOLA, por força dessa confiança no ala direito, bloquearam uma possível saída — Estrela da Amadora pretendia assegurar a sua contratação em definitivo — uma vez que acreditam no seu potencial. Travassos é um lateral-direito (que também pode ser utilizado na esquerda) e pode ser encaixado numa ala num sistema de 3x4x3.

Estrela da Amadora tentou garantir Diogo Travassos em definitivo mas Sporting recusou (IMAGO)

Uma polivalência que acrescenta soluções ao plantel para um jogador com carimbo da Academia. E que, caso confirme a qualidade evidenciada em tenra idade, poderá lutar com Fresneda, que também tem lugar confirmado no plantel, na corredor direito.

A aposta pode ser reforçada, aliás, com uma renovação contratual. O vínculo de Diogo Travassos termina em 2026 e a intenção dos leões, ao que foi possível apurar, passa por prolongar esta ligação. Porém, nesta fase, a prioridade passa por se mostrar nos trabalhos.

Lógica do número: 29
Os encontros somados por Diogo Travassos na última temporada. Os primeiros três ainda pela equipa B dos leões (também fez parte do grupo leonino que foi promovido à Liga 2) e os restantes 26 ao serviço do Estrela da Amadora, onde se estreou no principal escalão e conseguiu conquistar um lugar jogando com regularidade (contabilizou 2122 minutos). Um registo máximo de utilização numa só época para este lateral que chegou à Academia em 2010/2011.
Lógica do número: 1,5
O valor de mercado deste jovem de 21 anos formado na Academia que termina contrato no final de 2025/2026. Um número justificado pela afirmação na equipa amadorense, à qual pretenderá agora dar sequência na equipa principal, à imagem do que aconteceu, por exemplo, com... Quenda na pré-época de 2024/2025. Com 18 internacionalizações nas camadas jovens (dos sub-18 aos sub-20), Travassos prepara-se para nova etapa na carreira.