Boas notícias para o ranking de Portugal: AZ Alkmaar perde na Arménia
Boas notícias para Portugal, que está cada vez mais próximo de garantir novamente duas vagas diretas na UEFA Champions League em 2027/28 (e outra na terceira pré-eliminatória). Começou esta quinta-feira a fase a eliminar da UEFA Conference League, competição em que se encontra a única equipa neerlandesa ainda na Europa, o AZ Alkmaar, de Alexandre Penetra, que perdeu na Arménia com o Noah, por 0-1.
Os arménios venceram com golo de Hambardzumyan, assistido pelo português Hélder Ferreira, ex-Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, aos 53 minutos e conseguiram uma vantagem preciosa para a deslocação complicada aos Países Baixos, jogo da segunda mão do play-off. David Sualehe também foi titular nos visitados, enquanto Gonçalo Silva foi suplente utilizado. Gonçalo Gregório está lesionado.
A equipa da casa dominou a primeira parte, embora tenha chegado ao intervalo ainda com um nulo, mas marcou no recomeço da partida e os neerlandeses tentaram de tudo para evitar o desaire, mas tal não aconteceu. Depois de Ajax e PSV na UEFA Champions League, de Feyenoord, Utrecht e Go Ahead Eagles na UEFA Europa League, o AZ Alkmaar arrisca-se a deixar de ser o único representante neerlandês na Europa esta temporada.
Portugal já ultrapassou os Países Baixos na luta pelo sexto lugar no ranking durante as fases de liga e a eliminação do AZ confirmaria essa mudança no ranking a favor dos portugueses. O Benfica ainda disputa o play-off da Champions com o Real Madrid, o Sporting já está nos oitavos, enquanto FC Porto e SC Braga também vão competir por um lugar nos quartos de final, mas da UEFA Europa League.