Subida na taxa de juro
Taxas - Foto: IMAGO
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

Prestação da casa com maior subida em mais de um ano em maio

Aumento das taxas Euribor em abril traz más notícias no próximo mês

As famílias com crédito à habitação de taxa variável sentirão um agravamento significativo nas suas prestações a partir de maio, refletindo a subida das taxas Euribor registada em abril. Os aumentos podem atingir quase 50 euros para os contratos que serão revistos no próximo mês.

Segundo o ECO, os contratos indexados às Euribor a 3, 6 e 12 meses enfrentarão o maior encarecimento da prestação da casa em mais de um ano. Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, os aumentos variam entre 1,87% (Euribor a 3 meses) e 7,75% (Euribor a 12 meses).

No caso dos contratos associados à Euribor a 12 meses, o impacto será o mais expressivo. A prestação mensal para um crédito nas condições mencionadas subirá 49,9 euros, passando de 644,07 euros para 693,97 euros. Este representa o maior aumento mensal para este tipo de contratos desde janeiro de 2024, com a taxa de referência a fixar-se nos 2,7417%.

Para os créditos indexados à Euribor a 6 meses, o aumento será de 28,21 euros, elevando a prestação de 641,08 euros para 669,39 euros. Este é o maior incremento mensal desde dezembro de 2023 e marca o sexto aumento consecutivo para estes contratos, evidenciando a mudança de ciclo nos mercados. A taxa média de referência para este prazo é de 2,4501%.

Já no que toca aos contratos com revisão a cada 3 meses, a subida será de 11,9 euros, com a prestação a passar de 634,70 euros para 646,57 euros. Este é o maior agravamento desde dezembro de 2023, justificado pela média mensal da Euribor a 3 meses em abril, que se situou nos 2,1741%, cerca de 14,6 pontos base acima da média de janeiro.

A iniciar sessão com Google...