Francisca Jorge, tenista portuguesa
Francisca Jorge, tenista portuguesa

Portugal perde e fica fora da Taça Billie Jean King

Seleção feminina somou a segunda derrota na fase de qualificação e assim regressa ao Grupo 1 da zona Europa/África em 2026

A seleção feminina de ténis de Portugal perdeu este sábado com o Brasil, por 3-0, e ficou fora da ronda de qualificação da Billie Jean King Cup, terminando no último lugar do Grupo E do play-off.

Depois da derrota por 3-0 frente à Austrália na primeira jornada, a equipa portuguesa voltou a não conseguir travar a superioridade das adversárias. Assim, encerra a participação com um saldo pouco favorável de sets (1-12) e regressa ao Grupo 1 da zona Europa/África em 2026.

Nos courts de piso duro do centro de ténis de Hobart, na Austrália, Francisca Jorge (202.ª do ranking mundial) perdeu com Laura Pigossi (193.ª) por duplo 4-6, no duelo entre as número um de cada país. Antes disso, a sua irmã mais nova, Matilde Jorge (255.ª), já tinha sido derrotada por Nauhany Leme da Silva (672.ª), por 5-7 e 4-6.

Com o 2-0 no marcador e o último lugar do grupo já garantido, Portugal ainda conseguiu evitar sair de Hobart sem vencer um único set. No encontro de pares, Inês Murta e Angelina Voloshchuk arrancaram um set às brasileiras Ingrid Martins e Luísa Stefani, apesar da derrota final por 1-6, 6-4 e 3-6.