Vicente Pereira somou mais dois recordes do mundo de natação para atletas com Síndrome de Down (FP Natação)
Vicente Pereira somou mais dois recordes do mundo de natação para atletas com Síndrome de Down (FP Natação)

Natação: Portugal com três recordes do mundo nos Europeus de Síndrome de Down

Primeiro dia da competição que decorre em Albufeira com motivos para festejar

O Campeonato da Europa de Síndrome de Down começou da melhor maneira para Portugal, com três recordes do mundo na piscina de 25 metros de Albufeira, onde decorre a competição.

Em dois desses novos máximos mundiais está inscrito o nome de Vicente Pereira, atleta de 20 anos que já era dono de seis recordes do mundo em piscina curta, e que logo nas eliminatórias dos 100m livres bateu o recorde que já lhe pertencia, ao nadar a distância em 1.04,83 minutos, conquistando mais tarde a medalha de ouro com um tempo mais lento.

Vicente Pereira integrou depois a estafeta de 4/100m, juntamente com Diogo Rego, Diogo Matos e André Almeida, que também valeu a Portugal a medalha de ouro e o recorde mundial (5.22,16 minutos).

Matilde Gaspar também voou na prova de 200m bruços, estabeleceu um novo máximo mundial nas eliminatórias (3.39,61 minutos) e à tarde conquistou o título europeu.

Além dos recordes, Portugal conquistou ainda o título nos 200 m bruços, por Diogo Matos, prova na qual José Vieira alcançou o bronze, com direito a recorde mundial de masters 2 (3.31,24 minutos).