Natação: Portugal com três recordes do mundo nos Europeus de Síndrome de Down
O Campeonato da Europa de Síndrome de Down começou da melhor maneira para Portugal, com três recordes do mundo na piscina de 25 metros de Albufeira, onde decorre a competição.
Em dois desses novos máximos mundiais está inscrito o nome de Vicente Pereira, atleta de 20 anos que já era dono de seis recordes do mundo em piscina curta, e que logo nas eliminatórias dos 100m livres bateu o recorde que já lhe pertencia, ao nadar a distância em 1.04,83 minutos, conquistando mais tarde a medalha de ouro com um tempo mais lento.
Vicente Pereira integrou depois a estafeta de 4/100m, juntamente com Diogo Rego, Diogo Matos e André Almeida, que também valeu a Portugal a medalha de ouro e o recorde mundial (5.22,16 minutos).
Matilde Gaspar também voou na prova de 200m bruços, estabeleceu um novo máximo mundial nas eliminatórias (3.39,61 minutos) e à tarde conquistou o título europeu.
Além dos recordes, Portugal conquistou ainda o título nos 200 m bruços, por Diogo Matos, prova na qual José Vieira alcançou o bronze, com direito a recorde mundial de masters 2 (3.31,24 minutos).