Bélgica venceu o País de Gales por 4-2. Foto: Imago
Bélgica venceu o País de Gales por 4-2. Foto: Imago - Foto: IMAGO

Mundial 2026: Bélgica (com Debast) volta às vitórias e assume liderança do grupo

Depois do empate frente à Macedónia do Norte, os belgas responderam com um triunfo sobre o País de Gales (4-2)

O Grupo J tem um novo líder. Depois de empatar a zero com a Macedónia do Norte, a Bélgica - com Debast a titular e Lukebakio no banco - reagiu e regressou às vitórias, batendo o País de Gales, em Cardiff, por 4-2 e ultrapassando, precisamente, os macedónios, travados pelo Cazaquistão, no topo do grupo.

Apesar do resultado final, foram os galeses a entrar melhor. Com oito minutos de jogo, Joe Rodon inaugurou o marcador e deu esperança aos milhares de adeptos que encheram o Cardiff City Stadium e que ainda sonhavam com um lugar no Mundial 2026.

Contudo, a alegria durou pouco. Dez minutos depois, Ethan Ampadu tocou a bola com a mão dentro da grande área e o árbitro assinalou grande penalidade. Na conversão, o capitão Kevin de Bruyne não perdoou e restabeleceu a igualdade.

O golo deu embalo aos belgas, que aproveitaram para dar a volta ao marcador. Thomas Meunier decidiu fuzilar a baliza de Karl Darlow e colocar a Bélgica na frente (24').

A vencer, a seleção de Rudi Garcia foi controlando o jogo, vincando a superioridade perante um País de Gales incapaz de criar perigo – exceção feita ao remate de Jordan James, para enorme defesa de Courtois (44').

Como tal, foi sem surpresa que o terceiro tento belga chegou, aos 76 minutos. O mesmo Jordan James voltou a estar em evidência. Desta vez, pela negativa. Tal como Ampadu, jogou a bola com a mão dentro de área. De Bruyne voltou a assumir e voltou a concretizar. 36.º golo do mago belga na seleção.

Só a partir daqui é que se viu alguma reação do País de Gales, que se mostrou determinado a dar emoção à reta final. Aos 89', Nathan Broadhead relançou o jogo, reduzindo a desvantagem para um golo. Mas Leandro Trossard impediu que o final fosse de sofrimento para os belgas, selando o 4-2 final apenas um minuto depois.

Com este triunfo, a Bélgica passa a somar 14 pontos e beneficiou do empate entre Macedónia do Norte e Cazaquistão (1-1) para subir ao topo do grupo, com mais um ponto (e menos um jogo) que os macedónios. Quanto ao País de Gales, ainda sonha com o play-off - já que o apuramento direto, ainda que possível, parece mais distante. Os galeses têm 10 pontos e estão a três da Macedónia do Norte, que tem mais uma partida disputada.