Box da McLaren
Box da McLaren - Foto: IMAGO

McLaren domina com Piastri à frente de Norris na primeira sessão do GP do Qatar

O australiano, vindo da desqualificação em Las Vegas, surpreende e lidera a primeira sessão de treinos livres. Fernando Alonso (3.º) em destaque, enquanto Max Verstappen (6.º) regista queixas

Longe de enfrentarem problemas, os dois McLaren dominaram a primeira sessão de treinos livres (TL1) do Grande Prémio do Qatar, alcançando o primeiro e o segundo lugar.

O resultado foi surpreendente, especialmente porque Oscar Piastri (1.º) liderou à frente de Lando Norris (2.º), depois de passar mais de dois meses sistematicamente atrás do seu colega em todas as sessões. O australiano, que está a 24 pontos do seu companheiro de equipa, «mostra serviço» na sua última tentativa de se manter na luta pelo campeonato.

Max Verstappen, que terminou em sexto, pareceu fora do seu elemento, com numerosas e variadas queixas pelo rádio, incluindo o ressalto do carro e falhas na potência elétrica. No entanto, o neerlandês costuma surgir em força na qualificação para o Sprint, que se realiza às 18h30.

Fernando Alonso foi quem mais se aproximou dos McLaren, alcançando um inesperado terceiro lugar, a apenas 0,386 segundos. Com Lance Stroll em nono, a Aston Martin iniciou a sessão de forma muito positiva, apesar de a configuração para o Sprint poder obrigar a correções na altura do carro.

Carlos Sainz surge em quarto lugar, com um desempenho sólido que a narrativa mediática insiste em ofuscar: «Sainz, com os seus altos e baixos, tem sido consistente: quando tem um carro competitivo, responde; quando não tem, consegue arranjar forma de somar pontos, pódios e até vitórias.» O espanhol venceu há um ano e já subiu ao pódio esta temporada, apresentando mérito recente, real e verificável.

A tabela de tempos ainda não é definitiva, com muitos favoritos a terem de afinar as suas máquinas. Lewis Hamilton ficou-se pelo 12.º posto.

Após a primeira ronda com pneus duros (que previsivelmente não serão usados na corrida), Russell, Verstappen, Hadjar, Norris e Alonso dominavam a tabela. Piastri era décimo, com dificuldades de estabilidade. Na fase inicial, Sainz era sétimo e Albon sexto, demonstrando um rendimento inesperado da Williams.

A verdadeira ordem de forças será revelada dentro de poucas horas, com o início da qualificação para a corrida Sprint.