McLaren domina com Piastri à frente de Norris na primeira sessão do GP do Qatar
Longe de enfrentarem problemas, os dois McLaren dominaram a primeira sessão de treinos livres (TL1) do Grande Prémio do Qatar, alcançando o primeiro e o segundo lugar.
O resultado foi surpreendente, especialmente porque Oscar Piastri (1.º) liderou à frente de Lando Norris (2.º), depois de passar mais de dois meses sistematicamente atrás do seu colega em todas as sessões. O australiano, que está a 24 pontos do seu companheiro de equipa, «mostra serviço» na sua última tentativa de se manter na luta pelo campeonato.
Our top three drivers in FP1 👀
— Formula 1 (@F1) November 28, 2025
🥇 Oscar
🥈 Lando
🥉 Fernando #F1 #QatarGP pic.twitter.com/P2XWyCcWTd
Max Verstappen, que terminou em sexto, pareceu fora do seu elemento, com numerosas e variadas queixas pelo rádio, incluindo o ressalto do carro e falhas na potência elétrica. No entanto, o neerlandês costuma surgir em força na qualificação para o Sprint, que se realiza às 18h30.
Fernando Alonso foi quem mais se aproximou dos McLaren, alcançando um inesperado terceiro lugar, a apenas 0,386 segundos. Com Lance Stroll em nono, a Aston Martin iniciou a sessão de forma muito positiva, apesar de a configuração para o Sprint poder obrigar a correções na altura do carro.
Carlos Sainz surge em quarto lugar, com um desempenho sólido que a narrativa mediática insiste em ofuscar: «Sainz, com os seus altos e baixos, tem sido consistente: quando tem um carro competitivo, responde; quando não tem, consegue arranjar forma de somar pontos, pódios e até vitórias.» O espanhol venceu há um ano e já subiu ao pódio esta temporada, apresentando mérito recente, real e verificável.
A tabela de tempos ainda não é definitiva, com muitos favoritos a terem de afinar as suas máquinas. Lewis Hamilton ficou-se pelo 12.º posto.
Após a primeira ronda com pneus duros (que previsivelmente não serão usados na corrida), Russell, Verstappen, Hadjar, Norris e Alonso dominavam a tabela. Piastri era décimo, com dificuldades de estabilidade. Na fase inicial, Sainz era sétimo e Albon sexto, demonstrando um rendimento inesperado da Williams.
FP1 CLASSIFICATION
— Formula 1 (@F1) November 28, 2025
And that's it for practice this weekend
Next up: #F1Sprint qualifying 🤩#F1 #QatarGP pic.twitter.com/I0mliqR8MI
A verdadeira ordem de forças será revelada dentro de poucas horas, com o início da qualificação para a corrida Sprint.
Artigos Relacionados: