Lyon em alta rotação encanta França com a marca de Paulo Fonseca
Paulo Fonseca vive dias felizes ao comando do Lyon, numa altura em que a equipa gaulesa atravessa a melhor fase da época. O gones somam cinco vitórias consecutivas em todas as competições, igualando a melhor série do clube desde março de 2025, curiosamente também sob a liderança do técnico português. No total, o Lyon venceu sete dos últimos oito jogos, o melhor registo da temporada.
A próxima jornada poderá mesmo marcar um novo marco: caso volte a vencer, o Lyon chegará às seis vitórias seguidas em todas as competições, algo que não acontece há oito anos, desde a época 2017/18. Números que ajudam a explicar o impacto de Paulo Fonseca, que apresenta uma taxa de sucesso de 61,4% de vitórias (26 triunfos em 44 encontros), um registo apenas superado na história do clube pelos lendários Gérard Houllier e Alain Perrin, que estiveram no banco na época dourada, no ínicio do século, com a conquista de sete campeonatos consecutivos.
O arranque de 2026 ficou também marcado por triunfos de peso frente a rivais diretos, com vitórias convincentes nos terrenos de Mónaco (3-1) e Lille (2-1), este último clube que Fonseca orientou durante duas temporadas. Em termos competitivos, o Lyon segue em todas as frentes: lidera a fase de grupos da UEFA Europa League, garantiu a presença nos oitavos de final da Taça de França e ocupa o quinto posto da Ligue 1, mantendo-se envolvido na luta pelos lugares de acesso à UEFA Champions League.
Mas Paulo Fonseca não é o único português em destaque no Lyon. Afonso Moreira está a viver o melhor momento da carreira, somando já dez contribuições diretas para golo - cinco golos e cinco assistências - e afirmando-se como uma das figuras da equipa.
Um Lyon com sotaque português que tem encantado França (e a Europa) e que tem o objetivo claro de voltar às grandes conquistas... 14 anos depois do último troféu conquistado.