Luis Enrique, treinador do PSG - Foto: IMAGO

Luis Enrique e a «boa tentativa» sobre a Bola de Ouro

Treinador do PSG foge a polémicas

O PSG arranca a Ligue 1 este domingo, com visita a Nantes, quatro dias depois de conquistar a Supertaça Europeia frente ao Tottenham e dez dias depois de ter iniciado a pré-temporada — os jogadores tiveram três semanas de férias após a participação na final do Mundial de Clubes.

Luis Enrique, por isso, surgiu este sábado em conferência de imprensa, e uma das perguntas foi sobre se via o lateral marroquino Achraf Hakimi na corrida pela Bola de Ouro. «Eu sei que vocês, jornalistas, adoram polémicas. É uma boa tentativa [risos], mas todos os jogadores do PSG continuam focados no mais importante, o clube», avisou — o técnico espanhol claramente não quer intrometer-se na luta pelo prémio, para o qual são apontados como favoritos vários jogadores dos parisienses, desde Dembélé aos portugueses Vitinha e Nuno Mendes.

A falar em francês, Luis Enrique abordou ainda as elevadas ambições para a nova temporada. «O primeiro objetivo é continuar a fazer história. Já a fizemos [o PSG venceu pela primeira vez a UEFA Champions League na época passada], mas o nosso objetivo é vencer a Champions duas vezes seguidas. É muito difícil, mas somos ambiciosos, é normal ter esta mentalidade. Vai depender de nós, do nosso nível. É um objetivo divertido», assumiu.

Mas não é o único: «Queremos ganhar tudo, esperamos ser capazes de o fazer. O mais difícil é continuarmos a ser imprevisíveis. Para isso, temos de mudar algumas coisas. Tentar inovar está no nosso ADN»

O central Zabarnyi, oriundo do Bournemouth, é o reforço mais recente e pode estrear-se em Nantes. «Está convocado», disse Luis Enrique. E será o último reforço da época? Não necessariamente… «O nosso mercado tem refletido o que somos como equipa. Não precisamos de muitos jogadores, já fizemos essa trabalho há um ou dois anos. Temos de estar abertos ao mercado, é obrigatório, mas não temos problemas, a versatilidade dos nossos jogadores permite-nos cobrir todas as posições.»

Sugestão de vídeo