Juan Ayuso (UAE Emirates) somou a segunda vitória na edição de 2025 da Volta a Espanha

Juan Ayuso: «É preciso ser inteligente»

Espanhol da UAE Emirates venceu a 12.ª etapa da Volta a Espanha e já leva duas vitórias nesta edição. Apesar de todas as polémicas 'internas'...

Juan Ayuso venceu a 12.ª etapa da Volta a Espanha, em Los Corrales de Buelna, a segundo triunfo do jovem corredor espanhol da UAE Emirates nesta edição da prova.

O catalão de Barcelona, de 22 anos, tem estado envolvido em polémica com a sua equipa, que também é a de João Almeida, à imagem do anterior sucesso, na etapa 7, com final em Cerler, voltou impor-se a partir de uma fuga, e bateu ao sprint o compatriota Javier Romo (Movistar).

«É muito bonita esta chegada, nesta povoação, Corrales de Buelna, estive aqui quando corria como juvenil e fiquei com boas recordações deste local», começou por dizer Juan Ayuso, após a etapa, abordando-a em seguida no discurso:

«Depois de um dia tão difícil, não se sabe como as pernas vão reagir, mas jogou os meus triunfos no sprint final. O Soler dez um ótimo trabalho, colocando o ritmo no grupo, que era quase do tamanho do pelotão, e graças a ele pude manter a corrida mais ou menos sob controlo até decidir atacar. Foi muito bom!», contou o já vencedor de três etapas na Vuelta, uma no Tour de França e outra no Giro de Itália.

«Nos últimos quilómetros, disse-lhe [a Javier Romo] que tinha de colaborar mais se quisesse que chegássemos isolados, porque eu já tinha vencido uma etapa. Fui jogando assim a meu favor, é algo que gosto, jogar um pouco, não revelar tudo. É preciso ser inteligente, e foi o que que fiz no final. Depois, como conhecia este final dos campeonatos de juniores, também sabia como fazê-lo», assumiu o espanhol de 22 anos, que sairá da UAE Emirates no final da temporada, cessando um contrato que só deveria expirar em 2028.