Juan Ayuso (UAE Emirates) vence a 12.ª etapa da Volta a Espanha 2025

Vuelta: Aí vão duas para o controverso Ayuso!

Segunda vitória do jovem espanhol da UAE Emirates nesta edição da Volta a Espanha. Ayuso continua a ter sucesso e a adicionar para a equipa, após tê-la acusado de impor a ditadura entre os corredores. João Almeida terminou no pelotão e mantém a segunda posição a 50 segundos de Vingegaard

Figura polémica da equipa UAE Emirates e desta Vuelta, Juan Ayuso, continua a ter sucesso pessoal, ao somar a segunda vitória na corrida espanhola, impondo-se na fuga para vencer a 12.ª etapa da Volta a Espanha, um percurso de 144,9 quilómetros para aventureiros entre Laredo e Los Corrales de Buelna. 

Um duelo ao sprint entre espanhóis, com Ayuso a superiorizar-se a Javier Romo (Movistar), após se terem destacado de um grupo de mais de 40 corredores que integrou a longa escapada do dia e selecionado com a acumulação da distância percorrida e durante a exigente subida de Collada de Brenes (7 km a 8%, contagem de montanha de 1.ª categoria), a cerca de 30 quilómetros do final.

Juan Ayuso já tinha vencido a 7.ª etapa, em Cerler, antes de se envolver em polémica com a direção da equipa UAE, que acusou de ditadora, no dia seguinte a ter sido tornada pública a rescisão contratual no final temporada, que segundo o jovem espanhol só deveria ser divulgada após a Vuelta.

A segunda vitória de Juan Ayuso eleva a cinco o número de triunfos da UAE Emirates nesta edição da Vuelta, somando-se aos também dois do australiano Jay Vine e o coletivo conquistado no contrarrelógio por equipas.

João Almeida (UAE Emirates) concluiu a etapa no pelotão e manteve a segunda posição da classificação geral, a 50 segundos do líder Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) e com seis de vantagem sobre o terceiro, o britânico Tom Pidcock (Q36.5).

Dia tranquilo para os homens da batalha pela camisola vermelha em vésperas do terrível Angliru!