Jogou nas distritais em Portugal e agora marca a Inglaterra no Mundial 2026 (vídeo)
Brian Cipenga pode ser um nome desconhecido para a maior parte dos amantes do futebol em Portugal, mas a realidade é que passou pelo nosso futebol. Depois de completar a formação no Boavista, o extremo, agora com 28 anos, jogou no Freamunde, nas distritais do Porto. quase 10 anos depois, marcou no Mundial 2026, colocando a RD Congo a vencer Inglaterra, nos 16 avos de final.
Um disparo de Brian Cipenga para o primeiro da RD Congo 🫨
— sport tv (@sporttvportugal) July 1, 2026
Inglaterra em desvantagem!#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #MundialFIFA2026 #RDCongo #betano pic.twitter.com/XcWtUDAkR4
Com 28 anos, Brian Cipenga passou grande parte da carreira no futebol português, tendo saído para Espanha em 2024/25. O primeiro clube como sénior foi o já mencionado Freamunde, onde registou oito golos em 30 jogos. Seguiu-se a mudança para Famalicão. Foi opção na equipa de sub-23, somando dois golos e duas assistências em 31 partidas.
Depois de 24 jogos e três no SC Ideal (2020/21) e 13 encontros e um tento no Anadia (2021/22), no Campeonato de Portugal, deu o salto para a Liga 3 pela porta do Vilaverdense. No total, fez 49 encontros e três golos. A chegada aos escalões profissionais deu-se em 2023/24, quando foi contratado pelo Paços de Ferreira. Entre Liga 2, Taça de Portugal e Taça da Liga, somou quatro golos e três assistências em 33 jogos.
Deixou Portugal em 2024/25 para assinar pelo Castellón, da segunda divisão espanhola. Nas últimas duas temporada fez 47 jogos, nove golos e 11 assistências. Na próxima época, o internacional pela RD Congo, que se estreou a marcar pelo seu país, jogará no Almería, também do segundo escalão, clube que tem Cristiano Ronaldo como coproprietário.
No Campeonato do Mundo, Cipenga não foi utilizado contra Portugal e Colômbia, mas foi opção diante do Uzbequistão, mantendo a titularidade com Inglaterra, que teve frutos.