Saiu do coma para fazer história no hipismo
Jamie Melham gravou o seu nome na história do hipismo. Natural de Mount Pleasant, na Austrália, a jockey de 29 anos tornou-se na primeira mulher a conquistar a dobradinha nas corridas de cavalo no país natal. E com uma história incrível para contar.
Depois de ter conquistado a Caulfield Cup, em outubro, a australiana arrecadou o troféu Melbourne Cup este mês, depois de uma corrida de 3 minutos, 22 segundos e 46 centésimos, festejando com o seu cavalo de cinco anos, Half Yours (metade teu), uma dobradinha que só mais 13 cavalos alcançaram. O prémio ascendeu aos 4,2 milhões de euros.
O Mundo Deportivo recorda que Half Yours foi um dos vários cavalos colocados à venda há uns meses, num leilão online, e arrematado pela família McEvoy, que depositou confiança em Jamie Melham para torná-lo num cavalo vencedor.
Sabiam do seu percurso, que começou aos 13 anos com um mero trabalho nos estábulos da família de uma amiga e que a fez tomar decisão dois anos depois: deixou a escola para seguir a carreira de jockey.
Não demorou a ter sucesso, em fevereiro de 2021 já era a 41.ª jockey a nível mundial e a única mulher no top-100, mas um acidente grave numa corrida em Flemington, dois anos depois, quase condenou a carreira.
A australiana sofreu múltiplas fraturas e lesões cerebrais, e esteve vários dias em coma induzido, no entanto, acabaria por cumprir favoravelmente o processo de recuperação e regressar em força. Com selo histórico.