FC Porto entrou com a mão direita nas competições europeias. Foto FAP
FC Porto entrou com a mão direita nas competições europeias. Foto FAP

FC Porto goleia na estreia europeia

Os dragões viajaram até Reiquiavique para a primeira jornada da EHF European League e mostraram-se impiedosos com os islandeses do Knattspyrnufélagid Fram, vencendo por 26-38

O FC Porto entrou da melhor forma na fase de grupos da EHF European Cup ao derrotar o Knattspyrnufélagid Fram por claros 26-38, sendo que ao intervalo os pupilos de Magnus Anderssen já venciam por 11-16.

Sebastian Abrahamsson foi o primeiro dragão a brilhar na capital da Islândia com o guarda-redes dos azuis e brancos a contribuir para o resultado expressivo com defesas importantes (9/23, 39.13%), as quais, aliadas à solidez defensiva do emblema português, permitiu à equipa colocar-se desde cedo na liderança (4-6).

Os nórdicos arriscaram jogar sem guarda-redes para ganhar mais um elemento no ataque e o FC Port não perdoou a baliza deserta, aproveitando para rapidamente se colocar a vencer por 6-12, quando ainda faltavam 10 minutos para o intervalo.

Cada vez mais dominadores no encontro, os portistas foram para o descanso com o resultado e o encontro controlado (11-16).

Nada fazia prever alterações na segunda parte do recinto na capital islandesa, e de facto nada mudou, apenas com o FC Porto a aumentar a vantagem. Vasco Costa elevou a diferença para os sete golos (13-20), diferença que se mantinha a 15 minutos do fim (21-28), altura em que o clube islandês pediu um desconto de tempo. De pouco valeu (21-30) e os portistas regressaram a casa com um triunfo expressivo (26-38), selado por Diogo Rêma e com a ajuda do espanhol Antonio Martinez e os seus sete golos, o mais produtivo do grupo.

Na próxima ronda, terça-feira, o emblema português, que assumiu a liderança do Grupo D, recebe no Dragão Arena os suíços do HC Luzern, que foram à Dinamarca derrotar o Elverum Handball por 34-31.