Famalicão: registo da época passada superado
Sensivelmente um ano depois, o Famalicão está melhor. O dado respalda da classificação e do número de pontos que os minhotos somam nesta altura.
Fechada a primeira volta da presente edição da Liga, o emblema de Vila Nova está num tranquilo 8.º lugar, com 23 pontos, mais três do que em igual período da temporada passada.
Os minhotos entraram a todo o gás em 2025/2026, somando três vitórias e um empate, baqueando, na 5.ª ronda, diante do Sporting (1-2). Depois desse desaire com os bicampeões nacionais, os famalicenses voltaram aos bons resultados e conseguiram uma série de cinco jogos consecutivos a pontuar - dois triunfos e três empates -, antes da derrota com o FC Porto (1-2). O empate (2-2) na ronda seguinte, frente ao Moreirense, antecedeu novo tropeção, desta feita no dérbi com o SC Braga (1-2), mas o sorriso voltou com a goleada (4-0) imposta ao Estoril. Porém, depois dos canarinhos... tudo correu mal: três derrotas consecutivas, diante de Benfica (0-1), Estrela da Amadora (2-3) e Alverca (0-1) - às quais há a juntar uma outra no início desta sequência, no reduto do FC Porto (1-4), para a Taça de Portugal.
Contas feitas, o Famalicão tem seis vitórias, cinco empates e seis derrotas em 17 jogos do campeonato - 20 golos marcados e 14 sofridos - e encontra-se a meio da pauta classificativa. O objetivo imediato da formação orientada por Hugo Oliveira - que está há pouco mais de um ano no cargo, tendo-se estreado no banco dos azuis e brancos do Minho a 16 de dezembro de 2024, no terreno do SC Braga (3-3), por ocasião da 14.ª jornada da época 2024/2025 - passa por regressar às vitórias, meta que tentará alcançar no próximo dia 18, nos Açores, diante do Santa Clara.