Festa do golo da equipa do Benfica no jogo com o Estoril - Foto Imago
Festa do golo da equipa do Benfica no jogo com o Estoril - Foto Imago

Factos que fazem sorrir o Benfica

Vitória frente ao Estoril e conclusão da primeira volta da Liga reforçam confiança no balneário

A conclusão da primeira volta do campeonato com vitória no primeiro jogo de 2026, frente ao Estoril (3-1), na 17.ª jornada, e outros dados, atenuam, na perspetiva dos encarnados, a frustração da diferença pontual para os adversários.

A vitória frente aos canarinhos significa que o Benfica terminou a primeira volta sem derrotas no campeonato, o que já não acontecia desde 2012/13. Nessa temporada, as águias terminaram em segundo lugar na competição, com somente uma derrota e a apenas um ponto do FC Porto de Vítor Pereira, que não perdeu qualquer jogo.

Galeria de imagens 25 Fotos

Se compararmos com a primeira volta da época passada, a equipa liderada por Mourinho soma mais um ponto — 39, contra 38 em 2024/25. Esta constatação sublinha o que Mourinho disse antes do duelo com o Estoril, quando destacou o bom desempenho dos adversários diretos, em particular do FC Porto.

No plano defensivo, o Benfica sofreu 11 golos (é a terceira melhor defesa da Liga, atrás de Sporting e FC Porto), o mesmo registo da temporada anterior.

Por outro lado, ofensivamente, para o campeonato, observamos que o Benfica marca mais golos no Estádio da Luz, mas também sofre mais — marcou 19 golos em casa e 17 fora; sofreu 7 em casa e 4 fora.

Maior confiança a jogar em casa é um dos objetivos que José Mourinho persegue e também por isso o resultado frente ao Estoril, a entrar em 2026, foi muito importante. Representou a terceira vitória consecutiva em casa — depois de vitórias frente a Famalicão (1-0) e Nápoles (2-0), este último desafio na Champions.

Para Mourinho, o resultado com o Estoril significa a 20.ª vitória na carreira como treinador do Benfica e a 85.ª no campeonato português, onde continua com um registo positivo: 68.55% de vitórias.