«É um dia para celebrar»
Uma jornada fantástica, com três vitórias e um empate em quatro jogos, valeu a Portugal a subida ao 6.º lugar do ranking da UEFA. Feito enaltecido pelo presidente da Liga, Reinaldo Teixeira. «Portugal é sexto no ranking UEFA de clubes e assim esperamos que se mantenha até final da temporada. Se assim acontecer, serão seis as equipas portuguesas nas competições europeias em 2027/2028 e o mérito dessa conquista é praticamente todo do quarteto euro-fantástico: FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e SC Braga, todos com títulos continentais no seu histórico, da Champions à Intertoto», lê-se em nota publicada no site do organismo.
«Foi graças aos seus desempenhos consistentes nas últimas cinco temporadas, acompanhados por pontos amealhados por outras sociedades desportivas, que hoje podemos estar ainda mais convictos de que o futebol profissional português se prepara para um novo ciclo, não só além-fronteiras, mas também entre portas. Cenários estes que convivem e se relacionam orgânica e administrativamente, responsabilizando-nos a todos — organismos de tutela, dirigentes, clubes e investidores das sociedades desportivas —, obrigando-nos ao reforço e aprofundamento da reflexão», acrescenta-se.
Reinaldo Teixeira, contudo, diz que nada termina aqui. «Há novos paradigmas, nomeadamente societários e económicos, há mudanças estruturais em curso e há esse eterno talento nas pernas e na mente dos jogadores que evoluem ou escolhem os palcos das ligas Betclic e Meu Super. Sérios e impactantes desafios que nos recordam que o objetivo de conseguir seis equipas em provas UEFA não é um fim, mesmo no âmbito do nosso desígnio Meta 2028, cujos fundamentos são as várias melhorias na qualidade e no tempo útil de jogo, na disciplina, nas condições de estádio, na experiência do adepto e no produto televisivo. Sim, é dia para celebrar, mas ainda só estamos a ganhar ao intervalo.»