Johannes Klaebo  conquistou a 10.ª medalha de ouro da carreira, a quinta nos Jogos de Milão-Cortina. IMAGO
Johannes Klaebo conquistou a 10.ª medalha de ouro da carreira, a quinta nos Jogos de Milão-Cortina. IMAGO

É o rei! Johannes Klaebo faz história novamente e conquista a 6.ª (!) medalha de ouro em Milão

Johannes Klaebo já era uma lenda dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas em Milão ele sublinhou essa condição. O noru

O norueguês Johannes Klaebo participou este sábado na sexta e última prova dos Jogos de Inverno e, com uma sexta medalha de ouro, completou o seu estatuto perfeito. Klaebo já era uma lenda do esqui de fundo na Noruega, tinha conquistado cinco medalhas de ouro na neve olímpica, mas nestes Jogos de Inverno esteve imparável. Klaebo já tinha feito história ao tornar-se o melhor atleta olímpico de inverno de sempre, mas ainda tinha uma prova pela frente. No sábado, perseguiu o seu sonho derradeiro: seis ouros em seis corridas seguidas nos Jogos Olímpicos.

Com a família na bancada, Klaebo iniciou no sábado a prova de partida em massa no esqui de fundo. Os seus Jogos já eram um sucesso com o ouro no sprint por equipas, no estafeta 4x7,5 quilómetros, no sprint estilo livre, nos 10 quilómetros estilo livre e nos 20 quilómetros de skiathlon. Durante a partida em massa, Klaebo manteve-se discreto por muito tempo, mas perto do fim atacou num ponto onde só ele consegue fazê-lo.

'A colina de Klaebo'

A colina no final do percurso de esqui de fundo já era jocosamente chamada de 'colina de Klaebo', e esse nome faz jus à performance do norueguês. Foi nessa colina que ele lançou o seu sprint final no sábado, ultrapassando todos os adversários. Klaebo acabou por ficar à frente de todos os seus concorrentes e, após o seu poderoso sprint final, conquistou o ouro na partida em massa. Com isso, o norueguês voltou a inscrever o seu nome nos livros de história.

Rei dos Jogos

Ele já era o atleta olímpico de inverno mais bem-sucedido de todos os tempos, mas com a sexta medalha de ouro, quebra mais um recorde. Nunca antes um atleta havia conquistado seis medalhas numa única edição dos Jogos Olímpicos. Muito menos todas elas de ouro. Klaebo está, portanto, num patamar inigualável e pode ser justamente chamado de o rei destes Jogos Olímpicos de Inverno.